Álbum dos Jogos Sul-Americanos 2022: Thamires Machado

O Wrestling brasileiro compete de 12 a 14 de outubro os Jogos Sul-Americanos, em Assunção, capital do Paraguai. Vamos conhecer mais de Thamires Machado, mais uma figurinha que compõe o “Álbum dos Jogos Sul-Americanos 2022”. A lutadora é natural do Rio de janeiro, capital do estado. O primeiro contato com o esporte foi com a equipe Rio Sparta, onde fazia submission, também conhecido como jiu-jitsu sem quimono. A participação nos Jogos Escolares fez a menina trocar de vez de esporte e disputar o Wrestling.

“Fiz a primeira luta com 15 anos e no ano seguinte disputei os Jogos Escolares em Fortaleza, Ceará, em 2016. Conquistei a medalha de bronze e foi a primeira viagem que fiz para fora do estado. Isso me fez querer seguir no esporte. O Wrestling abriu um mundo de possibilidades”, explicou Thamires.

Três anos depois, Thamires se consagraria campeã pan-americana de Wrestling na categoria 68kg. A lutadora enfrentou adversárias de países medalhistas olímpicos na modalidade como Canadá e Estados Unidos e não dei chances para as oponentes. No mesmo ano, a lutadora avançou até às quartas de finais do Campeonato Mundial Sub-20.

“Sempre procurei buscar a luta e ir para frente. Naquele ano estava mentalmente forte. Sempre digo que em alguns países, as crianças ganham malha de Wrestling quando fazem quatro ou cinco anos, então como comecei mais tarde tenho que treinar e me dedicar mais para diminuir essa diferença. Na hora da luta, ganha quem for mais inteligente”, explicou Thamires.

A técnica e a força sempre estiveram com Thamires, mas a disciplina com alimentação nem sempre. Ainda em 2019, Thamires lutou o Campeonato Brasileiro Sênior na categoria 76kg e chegou a pesar 82kg, ou seja, teria que reduzir o peso para lutar na categoria mais pesada. Em 2021, no período depois do auge da pandemia causada pelo coronavírus, Thamires decidiu retornar para a categoria 68kg. Depois de vencer a luta contra a balança, Thamires foi batida por uma lesão no joelho que a forçou a deixar o tapete carregada.

“Tentei entrar no double leg, torci o pé e o joelho. Essa foi a pior lesão da minha vida. A dor foi tão grande que chorei no tapete. Esse período em que fiquei sem lutar, foi importante para que eu parasse e refletisse. Aí que comecei a ver que o mínimo que tenho que fazer é cuidar bem da minha saúde”, explicou Thamires.

Depois da derrota e da lesão no Brasileiro Sênior, Thamires recebeu diversos conselhos para regressar para categoria 76kg. A lutadora decidiu seguir na categoria 68kg e mesmo sem poder andar, seguiu a risca com a alimentação regrada e praticamente sem fazer treinos de combate entrou para disputar a vaga nos Jogos Sul-Americanos. Thamires venceu a campeã nacional Grabriela Pedro e ganhou a titularidade.

“Fiz trabalho de fisioterapia e em junho novamente machuquei em um treino. Faltavam dois meses para competição e mesmo assim segui me preparando. Controlei a alimentação para bater o peso e no dia do torneio não senti dor no joelho. Consegui vencer e foi uma explosão de felicidade”, explicou Thamires.

A classificação para uma competição de Jogos representa integrar o Time Brasil e receber uma mala com roupas para treino, uniforme de pódio e roupas da delegação.

“Me vesti toda e desfilei em casa com as roupas de Time Brasil, mandei foto com o uniforme e coloquei o colar com os aros olímpicos. Fiz uma chamada de vídeo ao vivo no Grupo da Família e perguntei: advinha quem vai para o Paraguai toda vestida de Time Brasil? Foi engraçado”, contou Thamires aos risos.

A estreia na categoria nos Jogos Sul-Americanos não intimida Thamires. Pelo contrário, a lutadora já sabe quem quer encontrar na final: Soleymi Hernandez, da Venezuela.

“Estou bem mentalmente e com o peso controlado. A campeã pan-americana estará lá e quero me testar contra ela. Quero me sair muito bem nesses jogos e treinei com bastante foco durante o período de treinamento”, encerrou Thamires.

A lutadora compete na categoria 68kg do estilo livre feminino dia 13 de outubro

Redes Sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: