Aline Silva conquista medalha inédita para Luta Olímpica brasileira

podio-aline

Aline Silva exibe sorriso ao lado das outras medalhistas da categoria até 75kg (  Larry Slater/Divulgação)

O dia 11 de setembro de 2014 entrou para história da Luta Olímpica brasileira. Aline Silva conquistou a primeira medalha do país em um campeonato mundial sênior, na manhã desta quinta-feira, em Tashkent, Uzbequistão, sede do  Campeonato Mundial Sênior 2014. A brasileira ficou com a medalha de prata na categoria olímpica até 75kg da Luta Feminina e comemorou o feito inédito para o país, que jamais tinha chegado tão longe em qualquer estilo da modalidade, seja nos Estilo Livre, Greco-romano ou na Luta Feminina.

“Fiquei muito feliz com essa conquista. Estamos trabalhando há muito tempo para isso e sabíamos que uma hora a medalha viria. Graças a Deus entrei confiante e concentrada em todas as lutas e conseguir essa medalha que é muito importante para o país. Gostaria de agradecer meus treinadores, Pedro Garcia, Angel Aldama e Alejo Morales e todos os companheiros de treino de clube e seleção, à Caixa, a Marinha Brasileira  e a Confederação Brasileira de Lutas Associadas por todo apoio”, afirmou Aline, que em 2014 já havia vencido a etapa do Golden  Grand Prix de Paris.

A brasileira realizou quatro lutas para conquistar a medalha. Na primeira, venceu por encostamento, golpe que encerra imediatamente o combate, a atleta Gulmira Ismatova, do Uzbequistão. Depois passou pela colombiana Andrea Olaya com uma vitória por 7 a 0. Na sequência uma luta emocionante contra  a atleta da Mongólia, Burmaa Ochirbat. Aline esteve atrás no último round do combate, mas conseguiu reverter e fazer 5 a 2. Na final, a brasileira terminou com a prata, após uma luta que poderia ter ido para cada um dos lados e terminou 2 a 1 para americana Adeline Gray.

O Brasil também foi representado pro Joice Silva, na categoria até 58kg. A carioca começou bem o combate contra a atleta Munkhtuya  Tungalag da Mongólia, mas restando apenas 8 segundos acabou sofrendo um revés e não ultrapassando a primeira rodada. A luta feminina e a delegação brasileira será representada ainda por Lais Nunes, na categoria até 63kg. O atleta Antônio Henriques dos Santos teve problemas pessoais e não irá participar do Campeonato Mundial. Confira os principais resultados do quarto dia disputas Mundial 2014.

Categoria até 53kg
A categoria até 53kg teve a estreia da multicampeã Saori Yoshida. E o resultado não poderia ser diferente. A japonesa foi eliminando uma adversária atrás da outra até chegar a final contra a sueca Soffia Mattson e vencer por 6 a 0. Foi 12º campeonato mundial de Saori Yoshida, que conta também com três medalhas de ouro olímpicas. Na disputa pelo bronze, a canadense Alice Gallays venceu a russa Natalia Malesheva por 6 a 2. Já no outra disputa, Suk Jong faturou o terceiro lugar para Coreia do Norte  por 11 a 5 contra Natalia Budu, da Moldávia.

Categoria até 58kg
Na divisão de pesos representada por Joice Silva, Kaori Icho conquistou seu nono título mundial, o primeiro em sua nova categoria. Os outros oito foram conquistados na categoria até 63kg. Na final, Icho mostrou novamente a eficiência costumeira e venceu por superioridade técnica (10 a 0) a russsa Valeria Koblova. Na disputa pelo bronze, a bielorrussa Anastasiya Huchok conquistou a medalha de bronze no desempate após o duelo com a americana Alison Ragan terminar empatado em 4 a 4. Na outra disputa, a turca  Elif Yesilirmak fez 8 a 2 sobre a equatoriano Liseth Antes e fechou pódio da categoria.

Categoria até 75Kg
Além do grande campeonato realizado por Aline Silva e Adeline Gray, segunda e primeira colocada, respectivamente,  a categoria até 75kg contou com mais duas medalhistas. No duelo de atletas derrotadas por Aline deu Burmaa Ochirbat, da Mongólia  3  a 0 sobre a Andrea Olaya da Colômbia. A outra medalha ficou com a chinesa Qian Zhou, que superou a estoniana Epp Mae por 7 a 1

Confira o pódio do quarto dia de disputas do Campeonato Mundial de Luta Olímpica 2014.

Categoria até 53kg
Ouro – Saori Yoshida (JPN)
Prata – Sofia Mattson (SUE)
Bronze – Jillian Gallays (CAN)
Bronze – Suk Myong (PKR)

Categoria até 58kg
Ouro – Kaori Icho (JPN)
Prata – Valeria Koblova (RUS)
Bronze – Anastasiya Huchok (BLR)
Bronze – Elif Yesilirmak (TUR)

Categoria até 75Kg
Ouro – Adeline Gray (EUA)
Prata – Aline Silva (BRA)
Bronze – Burmaa Ochirbat (MGL)
Bronze – Qian Zhou (CHI)

Redes Sociais

  • Aline Silva do de malha com identificao azul JogosSulamericanos2018 TimeBrasil
  • O Wrestling Feminino faturou 4 medalhas! Giullia Penalber foi a
  • Segundo Lugar por Equipes Wrestling Feminino WrestlingFeminino JogosSulamericanos2018 TimeBrasil BrasilWrestling
  • A Confederao Brasileira de Wrestling ao lado das demais Confederaes
  • Os principais atletas de 18 a 20 anos das Amricas
  • Joilson conquista tricampeonato e Brasil ganha quatro medalhas no primeiro

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: