Ana França em ação durante o Brasileiro Sênior de Wrestling 2019 (Caio Baptista/CBW)

Ana França conclui treinos na Finlândia e é uma das atrações do Brasileiro Interclubes-Copa Brasil 2019

Uma das principais promessas do wrestling nacional, Ana França, campeã pan-americana júnior em 2019, encerrou a participação e um Campo de Treinamento promovido pela da Federação Finlandesa de Wrestling. A brasileira ficou um mês treinando e morando no Centro de Treinamento finlandês. A jovem de 19 anos embarcou no dia 5 para Europa e regressou no último dia 30 ao país. A lutadora comemorou a oportunidade de aprendizado dentro e fora do tapete de lutas e conta um pouco do primeiro intercâmbio europeu na carreira.

“Recebi o convite via CBW e as passagens foram obtidas pelo Programa Compete Brasília. Embora tivesse passagem,hospedagem e alimentação, ainda não recebo bolsa-atleta e com ajuda de duas lojas Dr.Shape e KB fitness consegui rifar roupas e ir com um dinheiro extra para qualquer eventualidade. No início fiquei um pouco apreensiva em viajar só. Mas, assim que desci do aeroporto já estavam aguardando para seguir para o Centro de Treinamento. Fui super bem tratada, treinei, fiz natação, sauna, hidromassagem, e fiquei em um dos quartos destinados aos atletas da equipe nacional finlandesa. Foi também a primeira vez que vi a neve. No início, o frio de -4 graus assustou um pouco, mas depois me acostumei e aproveitei bastante a oportunidade”, afirmou Ana, brasiliense e moradora de um pensionato na capital nacional.

Os treinos contaram com cerca de 15 atletas comandadas pelos técnicos da equipe nacional da Finlândia. Entre as atletas, Petra Olli, atual campeã mundial e europeia da categoria até 65kg e atleta olímpica nos Jogos Rio 2016. Os nórdicos são tradicionais na luta e Ana teve um contato mais profundo com o estilo de lutar finlandês. De volta ao Brasil, Ana quer colocar em prática algumas das técnicas que aprimorou ao seu estilo de lutar. Embora ainda tenha idade da categoria júnior, Ana vai disputar o Brasileiro Interclubes – Copa Brasil 2019 apenas na categoria sênior.

“Tive treinos corpo a corpo muito bons com a Petra e as meninas de um modo geral são muito fortes. E o melhor é que não demora nem um minuto para sair do quarto que estava e chegar ao tapete de lutas. Volto para o Brasil pronta para competir o Brasileiro Interclubes-Copa Brasil 2019 e espero poder colocar em prática algumas coisas que aprendi neste período na Finlândia, só tenho ao meu técnico José Neto e a todos que me ajudaram nesse campo de treinamento”, agradeceu Ana que vai competir pelo Instituto Pró-Brasil.

O Campeonato Brasileiro Interclubes-Copa Brasil 2019 é uma realização da Confederação Brasileira de Wrestling, Comitê Brasileiro de Clubes com apoio da Prefeitura de Natal-RN.

Confira abaixo a programação do torneio

Local: Palácio dos Esportes, Rua Trairi s/n no Bairro de Petrópolis – Natal, Rio Grande do Norte
Entrada: franca em todos os dias

Dia 5/12: Curso para treinadores e técnicos e sorteio das chaves

Dia 6/12: Categoria Júnior (18 a 20 anos)
Eliminatórias e finais dos estilo greco-romano e wrestling feminino: 10h
Eliminatórias e finais do estilo livre: a partir das 13h

Dia 7/12: Categoria sênior
Eliminatórias e finais dos estilos greco-romano e wrestling feminino: 10h
Eliminatórias e finais do estilo livre: a partir das 13h

Dia 8/12: Despedida das delegações

O credenciamento de imprensa pode ser feito via e-mail imprensa@cbw.org.br

Redes Sociais

  • CAMILA FAMA cahfama  campe do Circuito Mundial de Beach
  • Equipe nacional realiza ltimos ajustes antes da estreia no Mundial
  • O wrestling brasileiro conquistou a primeira medalha nos Jogos Mundiais
  • kamilabarbosawrestling OURO nos Jogos Mundiais de Praia 2019! BeachWrestling na
  • kamilabarbosawrestling repost uwwbeachwrestling
  • kamilabarbosawrestling Repost uwwbeachwrestling

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: