Arrasador, Guilherme Porto conquista o ouro no Pan U-20 e garante vaga no Mundial

O brasileiro Guilherme Porto conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Wrestling, em Oaxtepec, no México, nesta sexta-feira (08). Competindo na categoria até 77kg do estilo greco-romano, o mato-grossense venceu cinco lutas, incluindo o norte-americano Manuel Jacob Gaitan III na final. Além do pódio, Guilherme ainda carimbou sua vaga para o Campeonato Mundial da categoria, em agosto, na Bulgária.

Guilherme Porto teve uma trajetória impecável até chegar na final. Em seus três combates na primeira fase, ele venceu o peruano Jefferson Bruno, o mexicano Diego Torres e o colombiano Jose Murillo por superioridade técnica. Assim, se garantiu em primeiro lugar em seu grupo e enfrentou o equatoriano Ricardo Zuñiga na semifinal, mais uma vez vencendo por superioridade, em 12 a 0.

Na grande final, Guilherme Porto enfrentou o norte-americano Manuel Jacob Gaitan III, que também estava invicto na competição. O brasileiro não se intimidou com o adversário e partiu para cima desde o início. Com menos de um minuto, o placar já mostrava 8 a 0 para Guilherme, o que lhe daria a vitória por superioridade. No entanto, após revisão da arbitragem, o placar foi alterado para 6 a 0. Ainda assim, o brasileiro seguiu bem e conseguiu finalizar o combate ainda antes da metade inicial, emplacando 11 a 1.

Com o título, Guilherme ainda conseguiu classificar-se para o Campeonato Mundial Sub-20 de Wrestling, que será disputado em Sófia, na Bulgária, entre 15 e 21 de agosto.

Outros brasileiros

Yan Landim ficou na quinta colocação na categoria até 55kg. Com apenas cinco inscritos no torneio, o brasileiro perdeu seus quatro duelos, para o norte-americano Jakason Burks (9 a 0), para o equatoriano Esteban Mayancha (12 a 3), para o argentino Hernan Almendra (touche) e para o mexicano Marco Antonio Alvarez (touche).

Guilherme Negreiros perdeu em sua estreia na categoria até 60kg, que é um dos pesos olímpicos em disputa. Ele foi derrotado pelo peruano Edwin Miranda, por superioridade (11 a 1), nas quartas de final. O algoz do brasileiro foi eliminado na semifinal e, assim, Guilherme não pôde voltar à disputa pela repescagem. Com oito atletas inscritos, o brasileiro terminou na sétima colocação.

Erick Felix Vicente da Silva não avançou às disputas por medalha na categoria até 63kg depois que perdeu suas duas lutas na primeira fase, para o peruano Marco Adryan Cubas e para o chileno Matias Leopoldo Ramirez, ambos por 8 a 0. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo se classificaram para as semifinais da disputa.

Artur Siqueira também perdeu seus dois jogos na primeira fase da categoria até 72kg e não avançou à semifinal. Assim como Erick Vicente, Artur perdeu seus dois confrontos por superioridade, em 8 a 0, para o argentino Lautaro Seghesso e para o panamenho Manuel Brown.

O Pan-Americano Sub-20 de Wrestling segue neste sábado (09), com as disputas do estilo livre feminino. O Brasil contará com cinco representantes: Geovânia Marques (50kg), Thais Tertuliano (62kg), Julia Oliveira (65kg), Yasmine Kalilly (68kg) e Ana Júlia dos Santos (76kg). Destas, apenas Julia não compete em uma categoria olímpica. Vale lembrar que o torneio continental dá duas vagas para o Campeonato Mundial da categoria, que acontecerá em agosto, na Bulgária.

Redes Sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: