Camila Fama vibra com o primeiro título mundial de Beach Wrestling da história (Kadir Caliskan/UWW)

Beach Wrestling brasileiro é atração na primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia

O wrestling brasileiro entra em ação nos dias 14 e 15 de outubro para disputar a primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia, em Doha, capital do Catar. Seis atletas nacionais vão disputar a versão das areias da modalidade chamada de Beach Wrestling ou Luta de Praia. A equipe feminina conta com Kamila Barbosa até 50kg, Camila Fama até 60kg, Brenda Aguiar até 70kg e Aline Silva acima de 70kg. No masculino lutam João Victor Santos até 70kg e Davi Albino acima de 90kg. Camila Fama é uma das favoritas em sua divisão de peso. A lutadora foi campeã do Circuito Mundial de Beach Wrestling 2019, em Zagreb, na Croácia.

“O Beach Wrestling está ganhando cada vez mais praticantes ao redor do mundo e se tornando uma potência dos esportes praticados na areia. É uma luta dinâmica com round único e de fácil entendimento para o público.”, afirmou Camila, medalha de ouro na etapa brasileira e na final do Circuito Mundial na Croácia e que  se divide entre as areias e os tapetes. Camila também disputou os Jogos Pan-americanos de Lima 2019, na versão olímpica da modalidade.

Para dois atletas o torneio é apenas o primeiro compromisso em outubro. Aline Silva e Davi Albino, também são integrantes da Marinha do Brasil e seguem direto do Catar para Wuhan, na China, sede da sétima edição Jogos Mundiais Militares. Nos Jogos Mundiais de Praia, Davi Albino vai lutar na categoria acima de 90 e na competição militar até 97kg. Com a proximidade das competições, o lutador vai ter atenção redobrada com o peso, mais um adversário além dos rivais estrangeiros na luta por medalhas.

“Estou confiante e com muita expectativa pra lutar. Em virtude dos Jogos Mundiais Militares preciso ficar perto dos 97kg e devo entrar mais leve que outros adversários da minha categoria. Mesmo assim espero trazer essa medalha que por ser a primeira competição será uma conquista inédita para o esporte brasileiro”, afirmou Davi Albino, campeão do Pan-americano de Beach Wrestling em 2017 e melhor atleta do torneio naquele ano.

Os atletas viajam no dia 14 de outubro e serão comandados pelo treinador Daniel Alvarez. O chefe de equipe será Roberto Leitão, Superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling. De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, a delegação brasileira vai contar com 77 atletas em nove modalidades.
Sobre o Beach Wrestling

O Beach Wrestling ou Luta de Praia é a versão das areias do wrestling olímpico. Os atletas lutam dentro de uma área circular delimitada por uma fita ou corda em solo arenoso. Os rounds são únicos de três minutos e o lutador que assinalar três pontos  vence. Quedas com as costas expostas valem três pontos. Retirar o adversário da área demarcada vale um ponto, mesma pontuação dada à queda sem expor as costas do rival. Ao contrário do wrestling olímpico onde os homens se dividem entre os estilos livre e greco-romano, no Beach Wrestling não há esta divisão. Outro mudança importante comparada ao wrestling olímpica é a ausência de luta no solo. Em caso de empate, vence o atleta que marcar o último ponto do combate.

Dia 14/10 – Eliminatórias 9h e finais 13h30
Feminino: Kamila Barbosa até 50kg e Camila Fama até 60kg
Masculino: João Victor Santos até 70kg

Dia 15/10 – Eliminatórias 9h e finais 13h30
Feminino:Brenda Aguiar até 70kg e Aline Silva acima de 70kg
Masculino:Davi Albino acima de 90kg

Redes Sociais

  • CAMILA FAMA cahfama  campe do Circuito Mundial de Beach
  • Equipe nacional realiza ltimos ajustes antes da estreia no Mundial
  • O wrestling brasileiro conquistou a primeira medalha nos Jogos Mundiais
  • kamilabarbosawrestling OURO nos Jogos Mundiais de Praia 2019! BeachWrestling na
  • kamilabarbosawrestling repost uwwbeachwrestling
  • kamilabarbosawrestling Repost uwwbeachwrestling

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: