Brasileiro de Luta de Praia abre temporada do wrestling nacional em 2023

O Campeonato Brasileiro de Luta de Praia 2023 abre oficialmente a temporada do wrestling nacional, neste sábado (21/1), a partir das 9h, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no bairro da Urca, Rio de Janeiro. O torneio vai contar com oito categorias. No masculino os atletas medem forças em quatro categorias: 70kg, 80kg, 90kg e acima de 90kg. No feminino, as lutadoras competem nas divisões de peso: 50kg, 60kg, 70kg e acima de 70kg. Quatro delas valem vaga para os Jogos Sul-Americanos de Praia em Santa Marta, Colômbia, que acontecem em maio. Entre os homens as categorias são 70kg e acima de 90kg e entre as mulheres 50kg e 60kg. O torneio marca a retomada dos eventos de Luta de Praia.

“O Campeonato Brasileiro de Luta de Praia será nosso primeiro evento de 2023 e o primeiro da gestão e já uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos de Santa Marta, na Colômbia. O evento será na EsEFEx, no bairro da Urca em uma paisagem incrível na cidade do Rio de Janeiro, um cartão-postal do mundo”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves.

A versão das areias do wrestling segue o caminho de modalidades que iniciaram nos ginásios como vôlei e tênis. O primeiro Campeonato Mundial foi disputado em 2006 e retornou em 2009 para ser disputado ininterruptamente até 2020, ano do auge da pandemia causada pelo coronavírus, quando não houve disputa em virtude do isolamento social. A partir de 2019, a modalidade passou a contar com Circuito Mundial que percorre praias de vários continentes. Depois do sucesso da participação nos Jogos Mundiais de Praia de 2019, a modalidade Luta de Praia também vai marcar presença na edição 2023, em Bali, na Indonésia, que acontece no mês de agosto.

O Brasil possui três medalhas em mundiais de Luta de Praia. Rodrigo Artilheiro levou o bronze em 2009, em Obzor, na Bulgária, na categoria acima de 85kg. Elaine Albuquerque terminou em terceiro lugar na edição de 2016, em Fazana, Croácia. Já Camila Fama conquistou a medalha de ouro na categoria 60kg, em Zagreb, também na Croácia, em 2019. Nos Jogos Mundiais de Praia, competição que acontece de quatro em quatro anos, e que teve sua primeira edição disputada em Doha, no Catar, em 2009, Kamila Barbosa levou a medalha de ouro na categoria 50kg.

Entenda como funciona a Luta de Praia
A Luta de Praia, também conhecida como Beach Wrestling, é a versão das areias do wrestling olímpico. Os lutadores e lutadoras competem em área circular no solo arenoso em round único de três minutos. O objetivo é marcar três pontos. Existem três maneiras de pontuar. O atleta que derrubar o adversário e fazê-lo cair com as costas no solo recebe três pontos e vence o combate. Projetar o adversário, sem que o oponente toque com as costas na areia, vale um ponto. Retirar o oponente da área delimitada, um ponto. Caso a luta termine empatada, vence o atleta que marcar o último ponto.

Campeonato Brasileiro de Luta de Praia 2023:
Dia: 21/1/2023 (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), Al. Floriano Peixoto, s/n – Urca, Rio de Janeiro – RJ, 22291-090
Entrada: mediante autorização concedida pela Confederação Brasileira de Wrestling.

Categorias em disputa, em destaque as categorias que valem vaga para os Jogos Sul-Americanos de Praia, em Santa Marta na Colômbia:
Masculino: 70kg, 80kg, 90kg e acima de 90kg
Feminino: 50kg, 60kg, 70kg e acima de 70kg

Redes Sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: