Clube Campestre vai receber o Campeonato Brasileiro Interclubes (Reprodução Internet)

Campeonato Brasileiro Interclubes marca retomada de competições na Paraíba

Os principais atletas do país disputam neste domingo (24/10), a partir das 8h, o Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior de Wrestling 2021, no Clube Campestre, em Campina Grande-PB. O torneio realizado pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) em parceira com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) acontece pela segunda vez na história da modalidade (a primeira foi em Natal-RN em 2019) e marca o primeiro evento de porte nacional de wrestling realizado no estado da Paraíba. O presidente da Federação Paraibana de Lutas Associadas, Adjailson Coutinho, não esconde a felicidade de sediar o torneio e afirma que a competição vale muito mais que medalhas e pontos no Ranking da CBW.

“É uma felicidade muito grande a Paraíba receber um torneio da envergadura do Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior de Wrestling. Em virtude da pandemia, o esporte como um todo no estado parou. Como a maioria de nossos alunos vem de Projetos Sociais, muitos não puderam praticar a modalidade e decidiram não continuar no esporte. Esse Campeonato vai muito além do que uma simples competição. Ele vai reacender a chama do esporte na Paraíba e tenho certeza que será um grande sucesso”, explicou Adjailson.

Um dos criadores da Federação Paraibana nos anos 90, Adjailson é oriundo do judô e conta sobre a mudança de perfil dos atletas do estado. Nos primórdios, atletas oriundos do judô migraram para o wrestling e conseguiam bons resultados nacionais. Atualmente, o cenário é diferente. Com locais de treinamento específicos, apoio aos treinadores e árbitros locais, a Paraíba vem formando atletas. Nomes como Adrianny Caetano entre os cadetes; Gemerson Moura, Lisly Lima e Marcos Silva entre os juniores, são atletas da geração paraibana que figuram nos pódios nacionais. Marcos Silva vai representar a Paraíba e o Brasil na primeira edição do Jogos Pan-americanos Júnior, em Cali, na Colômbia. Adjailson divide o sucesso com treinadores e explica o sucesso da gestão.

“Sou professor de Legislação Esportiva na Universidade Federal da Paraíba e apaixonado pelo esporte. Também comandei a Associação de Federação Esportivas do estado e procuro dar espaço a todos que queiram trabalhar com o esporte e dialogar. Em competições, prefiro deixar que treinadores e árbitros viajem para que  possam se aprimorar e aprimorar o trabalho na Paraíba. Todos que querem trabalhar pelo wrestling são bem vindos, sem vaidade e com muito diálogo. É comum as pessoas criticarem primeiro antes de conversar, por isso sempre busco o diálogo”, frisou Adjailson.

O presidente aproveitou para elogiar a sede do evento. O Clube Campestre é um dos principais clubes de Campina Grande e está acostumado a receber eventos nacionais. Nomes como a atleta olímpica dos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020 Laís Nunes, a bicampeã Pan-americana, Giullia Penalber,  e o grequista Joilson Júnior vão lutar nos tapetes montados no ginásio do clube.

“A meu ver é o principal clube de Campina Grande. Um lugar com ótima estrutura. A Paraíba agradece a gestão da Confederação Brasileira de Wrestling por realizar o campeonato em nosso estado. O wrestling está passando por uma transição e reacendeu as esperanças para crescimento e fortalecimento da modalidade no Brasil sob comando do presidente Flavio Cabral Neves. Ninguém faz nada sozinho, Federações e CBW devem trabalhar juntos, dialogando sempre antes de criticar”, encerrou Adjailson.

Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior de Wrestling

Dia: 24/10/2021 (domingo)
Local: Clube Campestre, Campina Grande -PB
Eliminatórias: 8h
Finais: 11h às 17h (transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil)

imagem_comite_formacao_de_clubes

Redes Sociais

No images found!
Try some other hashtag or username

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: