Cerimonia de abertura no estádio olímpico de Tóquio. Jonne Roriz/COB

Cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio tem wrestling como destaque

Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram abertos oficialmente na manhã de sexta-feira (23/7), às 8h, horário de Brasília. Uma cerimônia diferente da prevista inicialmente em virtude das restrições impostas pela pandemia causada pelo coronavírus, mas sem deixar de emocionar e despertar o espírito olímpico no público. O espetáculo contou com vídeos interativos e cada modalidade foi representada por artistas que reproduziram os pictogramas olímpicos, criados na edição de 1964, primeira vez que o Japão sediou os Jogos.

Os japoneses provaram mais uma vez que sabem mesclar modernidade e tradição. Drones formaram uma esfera representando o planeta Terra, em um show de cores e tecnologia característico dos japoneses. A música “Imagine” de John Lennon, tradicional hino das paz entre os povos, foi cantada por representantes de cinco continentes. John Legend representou as Américas; Alejandro Sanz a Europa; Angélique Kidjo, a África; Keith Urban, a Oceania e a Ásia pelo coral japonês Suginami Junior Chorus.

O tradicional desfile de abertura contou com estrelas do wrestling. O cubano tricampeão olímpico, Mijain Lopez, categoria 130kg foi o porta-bandeira de Cuba como nas edições de Londres e Rio. A nigeriana três vezes medalhista mundial, Odunayo Adekuoroye, teve a honra de conduzir a bandeira verde e branca do país africano. Joseph Tiako de Camarões  Augusto Midana de Guiné, Miles Amino de San Marino, também vieram à frente de suas respectivas delegações. A japonesa Yui Susaki, de apenas 21 anos, bicampeã mundial (2017 e 2018) teve a honra de desfilar com a bandeira nos Jogos em casa.

Na parte final da cerimônia, a tricampeã olímpica Saori Yoshida, medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio, entrou no estádio olímpico e fez parte do revezamento final da tocha. A pira foi acesa pela tenista Naomi Osaka e a cerimônia de três horas chegou ao fim trazendo esperança para a humanidade.

Redes Sociais

No images found!
Try some other hashtag or username

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: