Parte da atual comissão de atletas do COB (Washington Alves/COB)

Comissão de Atletas do COB para ciclo 2021-24 tem 33 mulheres e 31 homens como candidatos

A eleição para a quarta formação da Comissão de Atletas do COB, para o ciclo Paris 2024, será realizada do dia 24, às 12h, ao dia 28, às 17h. São 64 candidatos, 33 mulheres e 31 homens, entre eles 13 medalhistas olímpicos, de 25 modalidades diferentes após a desistência formal de Moacir Zimmermann nesta quarta-feira. Podem votar todos os atletas olímpicos que tenham participado de pelo menos uma das últimas edições dos Jogos Olímpicos (Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 e PyeongChang 2018).

As modalidades olímpicas representadas na eleição são 25. Com a saída de Zimmermann, os Desportos Aquáticos passaram a ser o esporte com mais concorrentes: 8. Completam a lista Atletismo (7), Handebol (7), Canoagem (4), Ciclismo (4), Ginástica (4), Basketball (3), Tiro Esportivo (3), Voleibol (3), Remo (2), Rugby (2), Taekwondo (2), Triathlon (2), Vela (2), Boxe (1), Desportos no Gelo (1), Desportos na Neve (1), Hipismo (1), Hóquei sobre grama (1), Judô (1), Levantamento de pesos (1), Pentatlo Moderno (1), Tênis (1), Tênis de mesa (1) e Wrestling (1).

Serão eleitos os 25 integrantes da Comissão, sendo 21 atletas olímpicos que tenham participado de alguma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (Sochi 2014 e PyeongChang 2018) ou de Verão (Londres 2012 e Rio 2016) e outros quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012. Haverá um recorte para garantir a equidade de gênero entre os eleitos, já que serão escolhidos os 10 homens e 10 mulheres mais votados, além do campeão de votos. Existe ainda um limite máximo de dois atletas por esporte.

Cada eleitor terá, obrigatoriamente, três votos. Um para um candidato do sexo feminino que tenha participado de uma das duas últimas edições de Jogos Olímpicos de Inverno ou Verão. Para esse voto, são 31 opções. O segundo voto será em um candidato do sexo masculino que tenha disputado Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 ou PyeongChang 2018. Para essa escolha, foram confirmados 21 candidatos. Por fim, haverá o voto para eleger um atleta olímpico que tenha participado exclusivamente de Jogos Olímpicos anteriores a 2012. São 12 candidatos, sendo 10 homens e duas mulheres.

A Comissão de Atletas tem como objetivos estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico; representar os direitos e interesses dos atletas Olímpicos; incentivar a presença feminina no esporte; e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte, dentre outros.

A CACOB tem a responsabilidade de examinar questões relativas aos Atletas Olímpicos; manter contato constante com outras Comissões de Atletas Nacionais e Internacionais; apresentar sugestões nas questões referentes ao controle de dopagem; fazer indicação para eleição da Comissão de Atletas do COI; além de elaborar o relatório anual da Comissão de Atletas e divulgar suas deliberações e ações em andamento para toda a comunidade esportiva.

*** Com informações da Assessoria de Imprensa do COB

Redes Sociais

No images found!
Try some other hashtag or username

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: