Uniformes - CBW

Documento Oficial de Diretrizes para uniformes

As novas regras em vigor no ano de 2017 serão obrigatórias a partir de 01 de janeiro de 2018.  Os atletas que não estiverem com a malha de Wrestling no padrão das regras vigentes serão impedidos de participar das competições a partir de 1 de janeiro de 2019.

  1. Introdução
    Diretrizes de uniformes da CBW acompanha as regras internacionais da United World Wrestling e destinam-se a permitir adequação às novas regras da modalidade.

  1. Malha de Wrestling

2.1 Considerações gerais
A malha  é o uniforme padrão utilizado em todos os estilos olímpicos.
A malha para o Estilo Livre, Estilo Greco-Romano e Wrestling Feminina, deve ser composto de um tecido liso, sem bordas ásperas que não apresentem qualquer perigo de irritação, nem para o usuário nem para o oponente.
A malha deve ainda fornecer a cada lutador todas as possibilidades para executar suas bases e técnica.

2.2 Considerações Específicas
Importante: A malha de wrestling de uma mulher não deve ser substituída por uma malha de Wrestling masculina e vice-versa.

As medidas indicadas abaixo, referem-se ao tamanho pequeno. As medidas da malha de wrestling podem ser ajustadas proporcionalmente as medidas informadas, para diferentes classes de peso, para homens, mulheres e crianças.

2.2.1 Malha de Wrestling Masculina (Estilo Greco-romano e Estilo Livre)
A Malha de Wrestling deve obrigatoriamente ter as seguintes características:  
O decote frontal não pode ser superior a 12 centímetros
O decote nas costas  não pode ser superior a 10 centímetros

O corte sob os braços não deve exceder 30 centímetros
O comprimento das pernas da malha de Wrestling, deve parar acima do joelho e não pode ser menor do que 15 centímetros acima do joelho


2.2.2 Malha de Wrestling Feminino
A Malha de Wrestling deve obrigatoriamente ter as seguintes características:
O decote frontal não pode ter mais de 15 centímetros
O decote nas costas não pode ser superior a 10 centímetros
O corte sob os braços não pode exceder 21,5 centímetros
O comprimento das pernas da malha deve parar acima do joelho e não pode ser menor do que 15 centímetros acima do joelho.

2.3 Cores
Para evitar que os lutadores  usem as mesmas cores, são necessárias duas opções de uniformes.

2.3.1 Base de cores
As cores complementares que podem ser utilizadas com o uniforme de marcação azul e com o uniforme de marcação vermelha, são restritivas para cada uma destas cores de marcação. Alternativas podem ser consideradas em caso excepcional com a aprovação da CBW, solicitada e justificada pela federação. As cores do país (verde, amarelo, azul e branco) devem representar 70% da malha de Wrestling.


O Layout do uniforme com marcas azuis e do uniforme com marcas vermelhas devem ser submetidos a CBW para aprovação. Cada um desses uniformes tem cores restritivas que devem ser usadas com cada uma das malhas de luta, que incorpora as marcas vermelhas ou azuis.

Na malha de marcação azul, podem ser utilizadas as cores: Preto, azul, verde, Cinza, roxo e prata.

Na malha de marcação vermelha, podem ser utilizadas as cores: Branco, laranja, rosa, vermelho, amarelo, marrom e dourado.

Além das cores acima, as marcas vermelhas e azuis permanecerão obrigatoriamente na malha de luta para determinar a pontuação entre os atletas.

2.4 Marcações

2.4.1 Marcas vermelhas e azuis

Cada malha de luta terá um total de três marcas que consistem em:

  • Duas faixas de 7cm, uma em cada perna, devem estar posicionadas na extremidade inferior da perna. Para uma distinção clara, a marcação deve cobrir a circunferência da perna.
  • Uma faixa de 7 cm posicionada abaixo do nome do atleta e sigla do estado, na parte de trás do tronco superior. A faixa deve ser colocada exclusivamente na metade traseira da malha de luta, não visível na metade da frente.

Importante: as marcas vermelhas e azuis são componentes de design ininterruptos específicos de esporte que devem permanecer intactos, lisas, sem qualquer interferência de design, identificação gráfica, logotipo ou outros.
A marcação das costas deve ser colocada abaixo do nome do atleta e sigla do Estado.

As marcas vermelhas devem ser: Pantone 2347C e as marcas azuis devem ser: Pantone 299

2.4.2 Nome de família e Sigla do Estado de Federação
A representação do nome de família e a sigla do estado deve atender aos seguintes critérios:
O tipo de fonte deve ser “Arial Narrow” para o sobrenome  e “Arial” para a sigla do Estado da federação onde o atleta está filiado (ex: RJ, SP…)
As letras para o nome de família e o código do estado devem estar em maiúsculas, a menos que o sobrenome tenha mais de 8 letras, caso em que as letras minúsculas devem ser usadas após a primeiro letra maiúscula. Símbolos como ‘- e espaço são considerados como caracteres.
Altura: o nome da família e a sigla do Estado devem ter 5 cm de altura, independentemente do número de letras no nome
Veja a ilustração para esclarecimento visual.

   

silva-1

                                             

O nome do atleta deve aparecer em letras latinas, acima ou em meio círculo em torno da sigla do Estado.
silveriano

2.4.3 Identificação de terceiros
Uma identificação do fabricante é permitida no lado direito da frente do peito e
outra, abaixo da cintura na parte traseira até um tamanho máximo de 30cm2. Uma identificação de tecnologia de produto também deve ser permitida acima e abaixo da cintura. Todas essas identificações devem estar de acordo com o tamanho máximo de 10cm2 e não devem ser colocadas imediatamente adjacentes um ao outro.

2.4.5 Colocação de patrocinadores
As colocações de patrocínio serão permitidas para todos os eventos CBW e devem seguir as diretrizes abaixo.

Um máximo de três colocações de patrocinadores pode ser feita na malha de luta. Os patrocinadores devem ser colocados no espaço A, B e D ou no espaço C e E. As colocações dos patrocinadores podem ser usado para um patrocinador ou vários patrocinadores respeitando-se  tamanho total permitido.
Não serão aceitas aplicações de marcas/publicidade que fizerem menção política, religiosa, tabaco, bebidas alcoólicas, substâncias de uso proibido ou qualquer outra modalidade esportiva. Veja as ilustrações abaixo para esclarecimento visual:

uniform-1


Espaço do patrocinador A: lado da frente; perna direita
Espaço do patrocinador B: lado da frente; perna esquerda
Espaço do patrocinador C: lado da frente;
Patrocínio Espaço D: Lado de trás; parte superior das costas
Patrocínio Espaço E: Lado de trás; perna esquerda

2.4.6 Identificação de Clubes
As colocações de logotipo de Clube ou Academia, serão permitidas para todos os eventos CBW e devem seguir as diretrizes abaixo, desde que os mesmos, sejam filiados as federações estaduais. Um máximo de 1 clube/academia pode ser colocado na malha de wrestling. Os Clubes devem ser colocados na frente da malha, no alto, do lado esquerdo do peito, respeitando-se o tamanho total permitido de no máximo 10x10cm

uniform-2

2.5 Gráficos
Gráficos ou desenhos tradicionais podem ser incorporados no design da malha de Wrestling. No entanto, eles devem permanecer dentro desses parâmetros:
Qualquer gráfico não deve afetar os 70% da base de cores,
Os gráficos devem ser aplicados como marca d’água para manter a base de cores, Pequenos detalhes de cores contrastantes podem ser permitidos com a aprovação final da CBW.

uniform-3

  1. Protetores de ouvido
    Os protetores auriculares devem ser feitos de material flexível e elástico sem qualquer fivela dura. As abas da orelha devem ser elásticas e cobertas com um material que absorva o impacto do choque que não apresente perigo para o oponente.
    Uma identificação do fabricante por item de vestuário será permitida, com um tamanho máximo de 10cm2

    4. Sapatilha de Wrestling
    As sapatilhas de wrestling podem ser feitas de vários pedaços de tecido ou couro. As costuras devem ser de ponta a ponta e não apresentar nenhum detalhe áspero que possa prejudicar o oponente.
    O laço do sapato não deve ter nenhum orifício duro e as pontas dos laços devem consistir
    um material que não é perigoso para o lutador ou seu oponente.
    Para garantir que os laços não se rompam, deve ser utilizada  fita adesiva de competição e / ou um elástico, o tecido deve cobrir os laços.
    As solas devem ser feitas de material flexível, não apresentando qualquer bordas ásperas e deve ter ausência de metal.
    Todos os itens de calçado podem conter a Identificação do Fabricante como geralmente usado em produtos vendido através do comércio varejista.