COMUNICADO: ação de psicologia na Copa Brasil – CBI Sênior de Wrestling

COMUNICADO

Informamos que encontra-se em andamento a organização de um Departamento de Psicologia do Esporte, que irá integrar a equipe multidisciplinar que se encontra em estruturação na CBW. O objetivo é de favorecer alta performance e também atenção e cuidado à saúde mental, não somente aos atletas, mas também às comissões técnicas e dirigentes. As primeiras ações deste setor serão realizadas durante o campeonato brasileiro em Brasília-DF entre os dias 12 e 14/08/2022.


Dentre as atividades, será realizada uma palestra presencial com o tema “Introdução à Psicologia do Esporte no Wrestling”, com o psicólogo Rodrigo Damasceno, no dia 12/08 às 18h, voltada às comissões técnicas.

Ainda, durante o evento, realizaremos coleta de dados dos atletas, especialmente com relação ao stress pré e pós-competitivo. Esta ação será feita em parceria com o grupo ARDH (Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano), da Universidade do Minho, em Portugal, e este grupo dedica-se a compreender os processos psicológicos envolvidos na adaptação, rendimento e desenvolvimento em diferentes contextos de funcionamento humano, especialmente o desportivo (ex: analisar como os atletas se adaptam a situações de stress).

Mais informações em
https://www.ardh.pt/documentos/Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20do%20ARDH-PT%20e%20ENG.pdf

Na véspera do campeonato brasileiro, será enviado aos atletas um link para que possam responder aos questionários: o primeiro dentro das 24h antes de competir (stress pré-competitivo) e o outro em até 24h após a competição (stress pós-competitivo), assim como terá também um estande da CBW durante a competição para a realizacao da pesquisa.


É muito importante a participação de todos (as) para que as ações futuras possam ser decididas dentro das necessidades específicas da CBW.


Redes Sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: