Em Cuba, Wrestling brasileiro disputa primeira competição rumo a Tóquio -2020

O wrestling nacional disputa dias 19 e 20 de fevereiro o Torneio Granma y Cerro Pelado em Camaguey, Cuba. A tradicional competição é a primeira do ciclo olímpico 2020 e o Brasil será representado por três atletas, Diego Romanelli até 66kg, estilo greco-romano; Giullia Penalber até 53kg e Keila Calaça até 69kg, no wrestling feminino. O torneio é o primeiro desafio antes do Campeonato Brasileiro e do Pan-americano de Wrestling, principal competição do primeiro semestre desse ano e que acontece em maio na cidade de São José, Santa Catarina.

“Vamos para Cuba com a expectativa de ser uma prévia para o Pan-americano do Brasil em maio. Os melhores atletas vão lutar o torneio então será um teste de alto nível. Comecei o ciclo para Tóquio 2020 bem fisicamente, livre das lesões e treinando forte para ficar entre os melhores”, comentou Diego Romanelli,  medalha de prata no Pan-americano de 2013.

Já Giullia Penalber pela primeira vez inicia um ciclo olímpico inteiro no wrestling. Aos 23 anos e oriunda do judô, Giullia passou a se dedicar exclusivamente à modalidade em 2014, e mesmo com o pouco tempo esteve perto de ir aos Jogos do Rio e figurou entre as 20 melhores atletas do mundo. Apesar de o Cerro Pelado ser a primeira competição internacional do ano, Giullia pretende ao menos terminar a disputa no pódio.

“Esta primeira competição é para ver como estamos em relação às outras atletas. Apesar disso, espero voltar com uma medalha. Mesmo sendo um período de testes para todas as lutadoras, vamos ter uma competição forte, ainda mais por ser uma edição especial de 50 anos do torneio“, lembrou Giullia.

Além de Diego e Giullia, Keila Calaça, que faz treinamento por conta própria no país caribenho desde o início do ano se junta ao time brasileiro, já em solo cubano.  O treinador-chefe da equipe brasileira Angel Torres Aldama e o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Pedro Gama Filho, completam a delegação nacional.

Confira a programação dos brasileiros no torneio Granma y Cerro Pelado 2017
Dia 20 – Diego Romanelli  categoria até 66kg estilo greco-romano
Eliminatórias às 17h e finais às 21h – horário de Brasília

Dia 21 –  Giullia Penalber  até 53kg e Keila Calaça até 69kg wrestling feminino
Eliminatórias às 17h e finais às 21h

Foto 1 – Giullia Penalber em ação contra a norte-americana Alyssa Lampe
Foto 2 – Diego Romanelli (Moov/CBW)

Redes Sociais

  • Aline Silva do de malha com identificao azul JogosSulamericanos2018 TimeBrasil
  • O Wrestling Feminino faturou 4 medalhas! Giullia Penalber foi a
  • Segundo Lugar por Equipes Wrestling Feminino WrestlingFeminino JogosSulamericanos2018 TimeBrasil BrasilWrestling
  • A Confederao Brasileira de Wrestling ao lado das demais Confederaes
  • Os principais atletas de 18 a 20 anos das Amricas
  • Joilson conquista tricampeonato e Brasil ganha quatro medalhas no primeiro

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: