Etapa Sul-Sudeste do Circuito Nacional acontece de 25 a 27 de novembro em Maricá-RJ

Lutadores de wrestling de todo país se reúnem de 25 a 27 de novembro para a disputa da Etapa Sul-Sudeste do Circuito Nacional de Wrestling 2022, em Maricá, Rio de Janeiro. A competição vai contar com cinco diferentes classes etárias: Infantil, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Sênior (adulto). Todas as categorias valem pontos para o Ranking da Confederação Brasileira de Wrestling, que vai apontar os postulantes ao Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. É a estreia da modalidade em Maricá, cidade situada na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A realização do torneio é uma parceria da CBW, da Prefeitura de Maricá e do Instituto Federal de Maricá.

“É a primeira vez que uma competição nacional de Wrestling chega a Maricá. Só temos a agradecer o apoio da Prefeitura da cidade de Maricá e do Instituto Federal que vai receber a competição e o Campo de Treinamento. Tenho certeza que é o início de uma parceria duradoura. Além do torneio, vamos promover uma ação exclusiva para o estilo greco-romano, com ações técnicas e de palestras, importante na formação de atletas e treinadores nacionais”, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves.

A competição é a penúltima do calendário nacional e a segunda etapa do Circuito Nacional. A Etapa Norte-Nordeste, primeira das três, foi realizada em Campina Grande – PB, no mês de outubro. Já a Etapa Centro-Oeste ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro em Cuiabá-MT. O torneio cuiabano encerra o calendário nacional em 2022.

Campo de Treinamento inédito com Treinador Internacional

Além da competição, um Campo de Treinamento inédito para os atletas do estilo greco-romano acontece logo depois do evento comandado pelo técnico internacional David Maia, de 24/11 a 4/12.. A ação é uma parceria com a área de Desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil e visa capacitar treinadores e atletas do estilo greco-romano. Além da parte técnica, palestras de áreas como antidopagem, nutrição e media training estão previstas.

Atleta olímpico e treinador com passagens por Áustria, Suíça e México, o português David Maia foi comandado por Raul Trujillo, técnico cubano do único atleta quatro vezes campeão olímpico do estilo greco-romano, Mijaín Lopez. Com a base europeia, aliada aos ensinamentos da escola cubana, Davi vê um futuro promissor para o wrestling brasileiro, em especial o estilo greco-romano:

“Pretendo passar uma mistura da escola europeia e da escola cubana que aprendi com o treinador Raul Trujillo. É importante que os treinadores possam compartilhar aprendizado e não tenham medo de passar os ensinamentos. O Brasil possui um potencial enorme de em pouco tempo se tornar uma das principais equipes das Américas”, explicou David Maia.

Confira a programação do Circuito Nacional de Wrestling – Etapa Sul-Sudeste

 Local: Rod. Ver. Oldemar Guedes Figueiredo, KM 12,5 – Ubatiba, Maricá – RJ, 24900-000

Horário: 9h às 16h em todos os dias

25/11 – Classe Sênior
26/11 – Classe Sub-15 e Sub-20
27/11 – Classe Sub-17 e Infantil

Redes Sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: