Jefferson em atendimento antes do início da Pandemia (Arquivo/CBW)

Jeferson Santiago e o retorno da massoterapia em tempos de COVID

Prestes a entrar na Etapa 3 de retomada, a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) conta um pouco mais da preparação para o retorno dos treinamentos e atendimento aos atletas na sede da entidade marcada para a próxima segunda-feira (3/8). Massoterapeuta da CBW desde 2010, Jeferson Santiago, acumula mais de 30 anos de profissão e quatro edições de Jogos Olímpicos trabalhando na equipe do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“Em 1989, depois de mais uma greve na faculdade, resolvi deixar o curso de Administração e as pessoas diziam que  tinha mão boa para massagem. Fui em busca de uma profissionalização na área, fiz curso no SENAC e comecei a fazer estágio em clubes de futebol. Primeiro, Olaria, Coleginho, um time de 3ª divisão do Grajaú, depois fui contratado pelo  Madureira e Vasco da Gama até vir para CBW em 2010. Em 1999, passei a fazer serviços pontuais para o COB, antes do Pan de Winnipeg e na aclimitação para os Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e de lá para cá participei de  Jogos Sul-americanos, Jogos Pan-americanos e de todas as edições de Jogos Olímpicos de 2004 para cá”, explicou Jefferson.

A proximidade com o COB facilita a interação e cumprimento dos protocolos para retomada das atividades. Além das máscara, as luvas serão novos acessórios para atendimentos aos atletas. Os procedimentos de limpeza e higienização já eram adotados por Jefferson antes mesmo da pandemia causada pelo coronavírus.

“A massagem prepara o atleta para prática do esporte e também ajuda a recuperação. Nos últimos anos, os procedimentos estão voltados para a área miofascial, da maneira lenta e profunda para liberar a musculatura que fica “entrelaçada”. O protocolo a ser seguido na CBW é o mesmo do COB. Depois do treino, os atletas devem tomar banho e os equipamentos que forem utilizados devem ser higienizados, antes e depois do uso, procedimento que já era realizado antes da Covid-19″, confirmou Jeferson.

A menos de um ano para os Jogos Olímpicos, os massoterapeutas vão intensificar as reuniões para troca de informações sobre os procedimentos. Além disso, Jefferson mantém contato com o médico, José Alfredo Padilha e a fisioterapeuta Roberta Mattar, integrantes da equipe multidisciplinar da CBW.

“Participei de encontros on line com a equipe de COB e com a equipe da CBW durante este período de isolamento. A menos de um ano para os Jogos Olímpicos, a equipe de massoterapeutas deve realizar uma reunião mensal para trocar experiências e informações sobre este período de pandemia”, finalizou Jefferson.

Redes Sociais

  • Misso Europa  Dia 22  A sala de fisioterapia
  • Misso Europa  Dia 24  Penltimo dia da Misso
  • No TBT da CBW do estilo grecoromano ainda no clima
  • No TBT da CBW do estilo livre feminino a dupla
  • No TBT do estilo livre masculino uma homenagem a Lucas
  • Misso Europa  dia 24  A delegao do wrestling

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: