Karoline Santana é eleita a melhor árbitra do Pan U-17

O wrestling brasileiro encerrou o Pan-Americano U-17 no lugar mais alto do pódio. Karoline Santana foi eleita a melhor árbitra da competição entre todos os homens e mulheres do apito que participaram do torneio. Karoline que ainda se divide entre a malha de competidora e o apito começou a apitar em 2016.

“Estou muito feliz de verdade. Ainda estou tentando entender esse reconhecimento. Comecei a arbitrar em 2016, incentivada pela Lucimar Medeiros e no início queria saber mais sobre as regras. Depois resolvi seguir, fui aprendendo e buscando sendo me aprimorar. Só tenho a agradecer todos que me apoiaram até aqui”, explicou Karoline, vice-campeã brasileira em 2022 na categoria 62kg, pela equipe São José Wrestling.

Ao longo desses 6 anos, esta é a terceira competição internacional que Karoline arbitra. A estreia aconteceu no Sul-Americano 2019 e o retorno veio na Surdolimpíada 2022, realizada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Logo na primeira competição pan-americana, Karoline levou a sapatilha de ouro para casa.

“Por incentivo do Eduardo Gonçalves, árbitro olímpico, apitei o Sul-Americano 2019, onde participei também como atleta. Recebi importantes conselhos dele e da Gisele Sabrina, presidente da Comissão de Arbitragem da CBW, e essa conquista também tem muito parte deles”, explicou Karoline, citando outros dois árbitros que também já ganharam a bota dourada.

Ciente da responsabilidade de comandar o tapete de lutas, Karoline procura estudar línguas estrangeiras para poder se comunicar melhor com os outros árbitros e atletas. E aconselha lutadores, treinadores, e todos que desejam ser juízes de wrestling.

“Esperava realizar um bom trabalho, o reconhecimento foi só consequência, e motiva a melhorar e seguir para mais oportunidades e desafios. Mesmo que você seja um atleta sem intenção de virar árbitro é interessante participar dos cursos de arbitragem e conhecer a regra a fundo”, explicou Karoline, também formada em Nutrição..

Redes Sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: