LUTA OLÍMPICA AMAZONENSE ESTREIA OTIMISTA NOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE 2013, EM BELÉM

Com seis atletas inscritos, a luta olímpica do Amazonas espera conquistar o máximo de medalhas na etapa juvenil (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares da Juventude 2013, em Belém. A disputas da modalidade começam pelas categorias femininas nesta sexta-feira, 7 de novembro, às 14h, no ginásio do SESI, e vão até domingo.

Na capital paraense, o time caboclo será dirigido por Waldeci Silva e contará com Diane Martins Farias (até 45 kg), Thalia Lopes da Silva (até 60 kg) e Indara Mayra Dias e Paiva (até 70 kg), David da Silva Oliveira (até 50 kg), Matheus Andrey Fernandes Frota (até 70 kg) e Fábio Mota Santos Júnior (até 100 kg).

“Vamos disputar seis categorias e projetamos conquistar de três a quatro medalhas de ouro e, além disso, podemos voltar com prata e bronze no individual. Também vamos lutar pelo bicampeonato por equipes nos Jogos Escolares da Juventude, pois em 2012 ganhamos a etapa infantil dessa competição em Poços de Caldas”, comenta Waldeci Silva.

Os seis atletas da luta olímpica são oriundos de escolas públicas do Estado. O grupo fez a preparação física e técnica no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA). A competição em Belém também marca o início da parceria entre a luta olímpica e a grife de roupas DMC, que está doando o vestuário da delegação.

ESTRELA PARINTINENSE

A equipe do Amazonas é exemplo de que vale a pena investir no desporto escolar. Aos 16 anos, a amazonense Thalia Lopes da Silva é uma das maiores promessas do País nessa modalidade. A menina nascida em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus em linha reta) acaba de ser convocada pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) para um período de treinamento na Bulgária e Noruega. Uma chance de ouro.

“Estou muito feliz pela oportunidade que a CBLA está me dando, é a realização de um sonho, pois sei que essa viagem vai ser inesquecível”, disse a atleta da Escola Estadual Rosina Ferreira da Silva, no bairro do Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Thalia é uma das favoritas ao ouro em Belém. No último sábado, 2, ela conquistou o primeiro lugar na 6ª etapa do Torneio da Juventude de Luta Olímpica, em Manaus. Disputada em sete etapas, a competição apontará a seleção brasileira que vai aos Jogos Olímpicos da Juventude 2014, em Pequim.

APOIO DO GOVERNO DO AMAZONAS

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), enviará para Belém uma delegação formada por 175 pessoas, entre atletas, técnicos, oficiais e assessoria de imprensa.

REALIZADORES E PATROCINADORES

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

TEXTO: Emanuel Mendes – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SEJEL/GOVERNO DO AMAZONAS

Redes Sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: