
Luta Olímpica conquista mais três vagas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
Joice Silva até 58kg,Lais Nunes até 63kg e Gilda Oliveira até 69kg garantem vagas no Pré-olímpico das Américas e modalidade bate recorde de atletas em uma edição de Jogos
A Luta Olímpica brasileira fez história nesta sexta-feira no Pré-olímpico das Américas, em Frisco, Texas, Estados Unidos. Joice Silva categoria até 58kg, Lais Nunes até 63kg e Gilda Oliveira até 69kg avançaram para final em suas respectivas categorias e garantiram o país em mais três divisões de peso nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O trio se junto à Aline Silva, até 75kg, que já havia garantido a vaga no Campeonato Mundial, em 2015. Pela primeira vez o Brasil alcançou a marca de quatro atletas classificados para uma edição de Jogos Olímpicos.
“É uma sensação de alívio e de missão cumprida. Em 2015, conquistei o ouro no Pan-americano e depois nos Jogos Pan-americanos, mas nenhum dos dois garantia a vaga. Nos Jogos de Londres só consegui a classificação na última seletiva, então queria muito garantir logo essa classificação no Pré-olímpico. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que me ajudaram nessa conquista”, afirmou Joice Silva, única representante da modalidade nos Jogos de Londres, em 2012.
Para obter a classificação para Rio 2016, as atletas precisavam terminar em primeiro ou segundo lugar, ou seja, ir para a final. Gilda Oliveira foi a primeira a atingir o objetivo. Depois de um empate em 2 a 2 contra a mexicana, Diana Gonzales, a brasileira foi declarada vencedora pelo critério de desempate: golpe de maior valor aplicado. Na sequência, Lais Nunes venceu a colombiana Leide Mendez por 7 a 3 e depois a venezuelana Nathaly Herrera por 10 a 2 e ficou com a vaga na categoria até 63kg. A última a conquistar a vaga foi Joice Silva que venceu a peruana Yanet Sorvero por 8 a 6 e na sequência a equatoriana Lisset Antes por encostamento.
“Quando o árbitro encerrou a luta lembrei de todos que me ajudaram a chegar até aqui e tive a certeza que minha hora tinha chegado. Ganhei o Pan-americano semana passada, mas de nada adiantava se não conseguisse a vaga no Pré-olímpico. É um sonho poder disputar os Jogos Olímpicos em casa e ainda mais minha primeira Olimpíada. Agora é treinar ainda mais forte para os Jogos Olímpicos” vibrou a goiana Lais Nunes,23 anos.
Neste sábado é a vez do estilo livre masculino buscar vagas para os Jogos Olímpicos. Uziel Júnior até 57kg, Lincoln Messias até 65kg, Pedro Rocha até 74kg, Adrian Jaoude até 86kg, Paulo Victor Santos até 97kg e Antoine Jaoude até 125kg precisam terminar entre os dois primeiros em suas respectivas categorias para classificar o Brasil para os Jogos. No domingo é a vez dos atletas do estilo greco-romano. Diego Romanelli até 59kg, Joílson Júnior até 66kg, Ângelo Moreira até 75kg, Ronisson Brandão até 85kg, Davi Albino até 98kg e Eduard Soghomonyan até 130kg.
Foto 1 – Lais Nunes
Foto 2 – Gilda Oliveira
Foto 3 – Joice SilvaFúlvio Melo: (21) 98804-6974
Assessoria Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)Website: http://cbla.com.br
Facebook: CBW
Twitter: CBW_Oficial
Instagram:CBW_Oficial
CAIXA – Patrocinadora oficial da Luta Olímpica brasileira.
Foto 2 – Gilda Oliveira
Foto 3 – Joice SilvaFúlvio Melo: (21) 98804-6974
Assessoria Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)Website: http://cbla.com.br
Facebook: CBW
Twitter: CBW_Oficial
Instagram:CBW_Oficial
CAIXA – Patrocinadora oficial da Luta Olímpica brasileira.