Luta Olímpica dá o primeiro passo rumo aos Jogos PAN 2011
O ano de 2011 mal começou e os principais atletas da Luta Olímpica brasileira foram convocados para um período de treinamentos no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) visando a preparação para o intercâmbio em Cuba agora no mês de fevereiro.
Dos 30 convocados, a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) selecionou 21 atletas para a viagem. Sendo 2 do Paraná, 3 de Minas Gerais, 8 de São Paulo e 8 do Rio de Janeiro.
Segundo Roberto Leitão, Superintendente da CBLA, todos os atletas que treinaram foram observados e avaliados pelos Técnicos da CBLA e que fatores como dedicação, empenho, resultado técnico e comportamento em equipe contaram bastante na hora da escolha. A idade e resultados competitivos também influenciaram na formação do time brasileiro que está mesclado com atletas experientes e jovens promessas.
Presente na delegação que foi à Cuba no ano passado, Diego Rodrigues, mais conhecido como Bolonha, foi convocado para mais um intercâmbio e acredita que a experiência anterior será um fator diferencial para o novo período de treinos na terra de Fidel Castro. “Quando você já conhece o lugar e as pessoas, tudo fica mais fácil e a experiência conta muito nessas horas”, revela o atleta do estilo Livre 96 Kg indo para o seu sétimo intercâmbio internacional.
Cara nova da modalidade e que já se tornou realidade, André Felipe, está bastante motivado com a sua primeira viagem para fora do país. “Não acreditei quando o Beto (Roberto Leitão) falou que o meu nome tava lista. Estou muito feliz e vou aproveitar ao máximo esses treinos em Cuba. Agradeço muito ao Pedro García, Algel Aldama e ao Laerte Barcelos que sempre me deram força e me ensinaram tudo que sei hoje”, fala o atleta de 19 anos, que também fará sua estréia em competições internacionais no tradicional Torneio Cerro Pelado pela categoria 66 Kg do estilo Greco romano.
Com quase 20 anos de Luta Olímpica, o Treinador Marco Paulo Oliveira chefiará a delegação Brasileira em companhia do Árbitro internacional Eduardo Paz, o Dadu. Marco Paulo que também esteve a frente dos treinos no CEFAN, faz um balanço final do período de treinos pré-Cuba. “A preparação foi muito boa, a estrutura oferecida superou as expectativas e só engrandeceu o período de treinos. Médicos, fisioterapeutas, logística, comida, não faltou nada”, enaltece Marco Paulo na véspera da sua segunda viagem como Chefe de equipe.
Os atletas viajam para Cuba na madrugada de domingo (06) para segunda (07) às 3h da manhã saindo de São Paulo. Os que saírem do Rio de janeiro o vôo para São Paulo está marcado para as 19h do domingo.
Os atletas André Felipe e Antônio Henriques, embarcam durante a semana por estarem resolvendo questões referentes a seus passaportes. Joice Silva viaja no dia 16.
Confira a Delegação Brasileira que vai à Cuba:
Marco Paulo Oliveira – Chefe de equipe
Eduardo Paz – Árbitro
Pedro García – Treinador**
Algel Aldama – Treinador**
Estilo Greco romano
Diego Romanelli – MG
Angelo Moreira – MG
Rafael Messias – MG
Felipe Macedo – RJ
Andre Felipe – RJ
Walzer Poubel – RJ
Davi Albino – SP
Ronisson Brandão – SP
Marcelo Gomes – PR
Antonio Henriques – SP
Estilo Livre feminino
Susana Almeida – RJ
Joice Silva – RJ
Dailane Gomes – RJ
Fernanda Peres – SP
Gilda Maria – SP
Mayara Graciano – SP
Laís Nunes – SP
Estilo Livre
Daniel Malvino – RJ
Adrian Jaoude – RJ
Diego Rodrigues – RJ
Paulo Zaquimi – SP
Rafael Aparecido – SP
* Os técnicos já se encontram em Cuba