Gustavo Rolle Fernández, lenda do esporte cubano e mundial Foto: Calixto N. Llanes/Periódico JIT (Cuba)

Luto no wrestling mundial: morre Gustavo Rolle Fernández

O mudo do wrestling está de luto. O cubano Gustavo Rolle faleceu nesta quarta-feira de mal súbito em Cuba aos 77 anos. Gustavo era conhecido pelo título ” El Padre de las luchas cubanas” (O pai das lutas cubanas) e integrante do Hall da Fama, da United World Wrestling. Gustavo começou a lutar em 1959 e três anos depois já integrava a seleção nacional de Cuba, ao mesmo tempo que cursava Educação Física no Instituto Central de Moscou, na Rússia. Gustavo teve que interromper a carreira em virtude de uma lesão e passou a integrar o corpo técnico da seleção cubana, onde ficou como treinador de 1965 a 1982. Depois passou a presidir a Federação Cubana de Luta até 2008.

Além de formar uma geração de atletas e treinadores, Gustavo criador do Torneio Granma y Cerro Pelado, competição tradicional do calendário mundial e que já passou das 50 edições. Gustavo também ajudou no desenvolvimento da modalidade na Venezuela e na Guatemala. A lenda cubana participou de 11 edições de Jogos Olímpicos  e 9 Jogos Pan-americanos.

“Gustavo me ajudou muito como atleta. Ele me orientava nos campeonatos e fora dos tapetes foi exemplo de gestor e mentor nas ações de desenvolvimento do esporte. O mundo do Wrestling deve muito a ele”, explicou Roberto Leitão, Superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling e atleta olímpico em Seul 1988 e Barcelona 1992.

A Confederação Brasileira de Wrestling se solidariza com familiares, amigos e todos que tiveram a oportunidade de viver e aprender com Gustavo Rolle Fernández.

Redes Sociais

  • CAMILA FAMA cahfama  campe do Circuito Mundial de Beach
  • Equipe nacional realiza ltimos ajustes antes da estreia no Mundial
  • O wrestling brasileiro conquistou a primeira medalha nos Jogos Mundiais
  • kamilabarbosawrestling OURO nos Jogos Mundiais de Praia 2019! BeachWrestling na
  • kamilabarbosawrestling repost uwwbeachwrestling
  • kamilabarbosawrestling Repost uwwbeachwrestling

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: