
Minha medalha no Pan: Erivan Rocha
Nesta sexta-feira, a série minha medalha no Pan conta como foi a conquista de Erivan Rocha, medalha de prata no Pan-americano Cadete Recife 2014, estilo greco-romano, categoria até 54Kg. Erivan Rocha é natural da cidade de Montanha, Espírito Santo e iniciou a prática da Luta Olímpica em 2009. Em virtude da preparação para Pan-americano Cadete, Erivan passou a morar na capital Vitória, e em seguida passou por um período de treinamento no Rio de Janeiro. A diferença entre a rotina das cidades ainda causa espanto ao jovem atleta.
“Comecei a fazer luta com o técnico Bruno Rocha em um projeto na minha cidade Montanha e vim treinar no Rio para me preparar para o PAN, em 2013. Acabei trocando a roça pela cidade grande (risos). Aqui é tudo muito diferente ainda acho estranho umas coisas e estou me acostumando com outras”, comentou Erivan.
Mas dentro do tapete de lutas, Erivan se sente em casa. No Pan-americano do Recife 2014, a categoria de Erivan foi disputada no sistema todos contra todos. O brasileiro garantiu a medalha com uma vitória sobre o canadense Jaskan Khela. Na disputa do ouro, melhor para o americano Daton Fix, mas Erivan teve a certeza de que lutou de igual para igual e até poderia ter vencido. Nada que o tirasse do orgulho de defender o país e ter conseguido transformar treinamentos em medalha.
“Contra o canadense entrei um pouco ansioso, mas ganhei confiança durante a luta e consegui vencer. Contra o americano, ele apostou na agilidade e eu na força. A luta poderia ter ido para qualquer um dos lados, mas fiquei muito feliz com a medalha prata e ter conseguido representar bem o Brasil“, explicou Erivan.

No pódio, Erivan Rocha, de verde, ao lado de Daton Fix e Jaskam Khela. Abaixo, o secretário de esportes e Copa do Mundo do Recife, George Braga.