Minha medalha no PAN sênior: Antônio Henriques dos Santos

montagem-pan-senior-antonio

A três dias do Campeonato Mundial de Luta Olímpica 2014 no Uzbequistão, a série minha medalha do PAN retorna com um dos representantes brasileiros em Tashkent – capital uzbeque – Antônio Henriques dos Santos, do estilo greco-romano, medalhista de bronze no Pan-americano sênior da modalidade realizado na Cidade do México, em julho de 2014.

A história da medalha de Antônio começa ainda no Brasil, quando dores nas costas o incomodavam antes do embarque para o México. A delegação brasileira chegou uma semana antes da competição e logo em seu primeiro treino em solo mexicano uma queda, após um golpe de um adversário de treinamento tornou as dores insuportáveis. Era hora de contar com ajuda do fisioterapeuta da Confederação Brasileira de Lutas Associadas, Roberto Mourão.

“No primeiro treino me machuquei e em qualquer posição que ficava em pé, sentado ou deitado as dores eram muito grandes. Não fosse o magnífico trabalho do nosso fisioterapeuta Roberto realmente não conseguiria lutar. Fiz uns exercícios chatos, com muitas repetições e no final deu tudo muito certo”, explicou Antônio.

No Pan-americano, o sorteio das chaves colocou Antônio em lado oposto ao bicampeão olímpico Mijaín Lopez, que acabou vencendo o torneio. O adversário da estreia foi o equatoriano Carlos Delgado, o brasileiro aplicou uma sequência de golpes e venceu por superioridade técnica, 8 a 0. Mesmo com o revés na semifinal diante do dominicano Ramon Perez, Antônio encontrou forças para vencer o venezuelano Moises Perez após um pedido  na  especial da filha Nicole, de apenas 4 anos de idade pelo telefone.

“Nicole me mandou uma mensagem no celular me pediu uma medalha pequena, as outras ficavam muito grandes no pescoço dela (risos).  Lembrei desse pedido e serviu como incentivo. Logo no início da luta consegui surpreender meu adversário e fazer o encostamento. Depois comecei a chorar e foi só comemorar “, relembrou Antônio, dono de três medalhas pan-americanas em 2006, 2013 e 2014.

No Campeonato Mundial, Antônio dos Santos será o último atleta brasileiro a representar o país. Ele entra no tapete de lutas no dia 13 de setembro, na categoria até 130kg do estilo greco-romano.

Redes Sociais

  • Aline Silva do de malha com identificao azul JogosSulamericanos2018 TimeBrasil
  • O Wrestling Feminino faturou 4 medalhas! Giullia Penalber foi a
  • Segundo Lugar por Equipes Wrestling Feminino WrestlingFeminino JogosSulamericanos2018 TimeBrasil BrasilWrestling
  • A Confederao Brasileira de Wrestling ao lado das demais Confederaes
  • Os principais atletas de 18 a 20 anos das Amricas
  • Joilson conquista tricampeonato e Brasil ganha quatro medalhas no primeiro

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: