Equipe de Atalaia viajou 4 dias de barco para disputar Regional

Os imparáveis de Atalaia do Norte prontos para o Regional de Wrestling V

O primeiro Campeonato Brasileiro Regional de Wrestling acontece neste sábado (18/9) às 8h, em Manaus, Amazonas. O torneio é uma criação da atual gestão e vai acontecer em cinco regiões do wresting nacional. Com objetivo de reduzir distâncias e aumentar o calendário de competições para todas as categorias etárias, os torneios regionais vão mais além do que um evento que vai contar pontos para o ranking nacional. No Amazonas, estado cortado por rios e não por estradas, ter um torneio nacional vai permitir que atletas dos municípios vizinhos participem de competições nacionais como a equipe de Atalaia do Norte, município que fica a 1.137 Km de Manaus e enfrentaram 4 dias de barco para chegar a capital do estado.

“É muito importante ter torneios como o regional em Manaus. Teve a Seletiva para o Pan-americano u-15 e o campeonato nacional em Sergipe e pela distância não conseguimos ir. Agora eles vão poder competir. Atualmente dou aula para mais de 50 jovens  e é difícil competir até mesmo dentro do estado. Viajamos com 13 crianças, entre infantis, sub-15 e cadetes por 4 dias de barco. Muitos vão pela primeira vez para a capital para participar, alguns enjoaram em virtude da viagem, mas acredito muito no potencial deles”, afirmou o treinador cubano Luis Alberto Calistre, natural da província de Camaguey, celeiro de talentos do wrestling cubano e que trabalhava na Venezuela antes de vir para o Brasil.

O trabalho em Atalaia é feito em parceria com a Federação Amazonense de Wrestling (FALLE) através do Projeto Bom de Luta. Sucesso em Manaus, o projeto se expande para outros municípios do interior como Benjamin Constant e Atalaia do Norte que passou a ter mais apoio da Prefeitura local. A expectativa é em breve receber o primeiro tapete olímpico e posteriormente ter um Centro de Treinamento na cidade para promover intercâmbios entre os municípios ribeirinhos e limítrofes.

“Atualmente treinando em uma área em que precisamos montar e desmontar nosso local de prática. Com o tapete olímpico chegando ao Município será de uma grande valia para o trabalho. Só temos a agradecer o apoio da Secretária de Educação Elisete Monteiro e do Prefeito Dênis Paiva e também aos pais dos atletas que confiam e autorizam a viagem dos atletas”, afirmou o técnico Luis, há quatro anos em Atalaia, indicado pelo treinador da seleção Angel Torres, para trabalhar no Brasil.

Prefeito quer iniciar as obras do Centro de Treinamento já no próximo mês

Sonho dos atletas locais, o Centro de Treinamento de Atalaia do Norte está próximo de sair do papel. Atualmente, os atletas treinam em tatames e devem receber o tapete de lutas oficial em breve. Mas o melhor ainda está por vir, ciente das necessidades e dos esforços dos atletas locais, o Prefeito do Município Dênis Paiva planeja iniciar as obras e entregar um Centro de Treinamento de acordo com as necessidades da modalidade.

“É um orgulho para todos de Atalaia do Norte ver esses meninos e meninas representando nosso município. Conversei bastante com o treinador Luis e com o vice-presidente da CBW, Waldeci Silva, sobre as necessidades para o CT. Temos um cronograma a seguir, mas não vou medir esforços e espero iniciar a obra em outubro e até o fim do ano entregar o Centro de Treinamento com uma academia para que nossas atletas possam representar o Município, o Estado e levar o nome de Atalaia do Norte para o Brasil e para o mundo”, frisou o prefeito.

Depois de quatro dias de viagem no barco, a equipe de Atalaia do Norte chegou em segurança em Manaus e compete neste sábado (18/9), no Campeonato Brasileiro Regional de Wrestling – Região V

Redes Sociais

No images found!
Try some other hashtag or username

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: