O amapaense João Pedro Amorim vai lutar no estilo greco-romano até 48kg

Pan-americano U-15 2021: João Pedro Amorim

Pela primeira vez na história da modalidade, a Confederação Brasileira de Wrestling vai enviar uma equipe para o Pan-americano U-15. Em 2021, o torneio acontece de 22 a 24 de outubro, em Oaxtepec, no México. Treze atletas vão lutar pelo Brasil distribuídos nos estilos: greco-romano, livre feminino e livre masculino. Hora de conhecê-los. Vamos saber um pouco mais sobre João Pedro Amorim que representa o Brasil no Pan na categoria 46kg do estilo greco-romano. O amapaense do Oiapoque de 15 anos começou de uma maneira inusitada no esporte.

“Era uma criança agitada e que dava problema na escola. Derrubei um colega, meu pai viu e decidiu que iria me colocar em um esporte de luta. Meu pai queria colocar no judô. Como as academias de Macapá eram longe do Oiapoque, onde moramos resolvi fazer Kickboxing e Jiu-Jitsu e na minha academia começaram a ensinar Wrestling. Em 2018 comecei a treinar e vi a oportunidade de crescer no esporte. Em 2019, viajei pela primeira vez para competir em um Torneio da Juventude no Rio de Janeiro e não parei mais. Tive a oportunidade de viajar para representar meu estado e o Brasil”, explicou João Pedro.

Os resultados de João credenciaram o atleta para receber uma importante Bolsa do Governo do Amapá. E a primeira oportunidade de ajudar os familiares. João é o quarto filho do pai e o primeiro do segundo relacionamento do pai. A mãe cuida das duas irmãs mais novas de 1 e 13 anos. O pai viaja de cidade em cidade no Amapá vendendo cadeiras, panelas no sistema de crediário e é responsável único pelo sustento da casa. O objetivo é conseguir auxiliar os pais a sair do aluguel.

“Recebi uma bolsa de 1.000 reais que terminou no fim de 2020. Consegui ajudar meus pais a comprar alguns materiais esportivos. Deixo essa parte de dinheiro para meu pai administrar e só penso em lutar. Espero conseguir dar uma casa própria pra os meus pais”, afirmou João que atualmente mora em Macapá, capital do estado.

Apesar de ter apenas 15 anos, João é o mais experiente da delegação. O lutador conquistou a medalha de bronze na categoria 45 kg do estilo greco-romano no Pan-americano Cadete para atletas de 15 a 17 anos, realizado na mesma cidade onde será disputado o torneio continental para o U-15. Além de dar dicas para os novatos, João espera ir ainda melhor contra atletas da mesma faixa etária.

“Esse ano já lutei pelo Brasil no Pan-americano Cadete, também no México. Como já viajei para outros países, pode se dizer que sou um pouco mais experiente e procuro ajudar os companheiros. Já enfrentei atletas dos Estados Unidos, da Ucrânia, e agora contra lutadores da minha idade sinto que posso buscar a medalha de ouro. Gostaria de agradecer a meu treinador Wanderon Silva, o Panda, e a todos que ajudaram nessa preparação para o Pan U-15”, explicou João Amorim.

João Pedro Amorim luta nesta sexta-feira, (22/10) no estilo greco-romano 46kg. As eliminatórias começam às 8h e as finais às 15h, horário de Brasília.

Redes Sociais

No images found!
Try some other hashtag or username

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: