Pedro e as conquistas europeias em 2010 (Arquivo/CBW)

Pedro Garcia 10 anos de Brasil: Wrestling feminino ganha europa em 2010

A série que celebra os 10 anos de trabalho do treinador cubano Pedro Garcia no Brasil chega ao ano de 2010. Pela primeira vez a equipe disputaria os Jogos Sul-americanos sob o comando dos treinadores cubanos e pela primeira vez, o wrestling feminino colocava em seu calendário de preparação o continente europeu. Pedro e seus comandados teriam novos desafios e o ano foi marcado por conquistas importantes e uma necessidade de aumentar o nível internacional das atletas progressivamente.

“Fomos fazer a preparação em Cuba para os Jogos Sul-americanos de Medellin em 2010 que nunca foi fácil para o Brasil. Este primeiro Jogos Sul-americanos foram importantes pois Antoine ganhou a medalha de ouro e outros atletas também subiram ao pódio como Diego Bolonha, Daniel Alvarez, o Pirata, e também Dailane Reis e Joice no wrestling feminino. Aline Silva infelizmente não pôde participar pois em sua categoria de peso não havia número suficiente de atletas inscritas” relembrou Pedro.

Neste ano, o wrestling feminino começou a se destacar e a comissão técnica tornou uma importante decisão. Era imprescindível uma ida ao continente europeu para medir forças com as potências locais. Depois de uma conversa entre treinadores e dirigentes, Joice Silva e Aline Silva, medalhistas pan-americanas seguiram para a Espanha onde disputariam o Grand Prix de Madrid.

“No Pan-americano do México, Joice ganhou medalha de prata e Aline foi medalha de bronze. Conversamos  e sentimos a necessidade de desenvolver a experiência internacional das atletas na Europa. No Grand Prix de Madrid, Joice ganhou quatro lutas, e ficou com a medalha de prata e Aline conseguiu o bronze. Foram os primeiros grandes resultados fora da zona pan-americana”, explicou Pedro Garcia.

Os resultados internacionais mudaram a visão dos próprios brasileiros em relação ao trabalhos dos treinadores cubanos. O wrestling brasileiro evoluía rapidamente e começava a almejar sonhos maiores. No próximo ano, a equipe teria os Jogos Pan-americanos e a primeira seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

“São duas coisas diferentes, os resultados em torneios pan-americanos e em campeonatos europeus. Os resultados, principalmente de Aline e Joice, começaram a chamar atenção. Mesmo no Campeonato Mundial de 2010, onde não conseguiram avançar nas chaves até a disputa de medalha, as duas tiveram um desempenho muito bom. O trabalho começou a ser olhado de maneira diferente” revelou Pedro.

Na próxima entrevista, Pedro relembra 2011 e a campanha nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México.

Redes Sociais

  • Aline Silva do de malha com identificao azul JogosSulamericanos2018 TimeBrasil
  • O Wrestling Feminino faturou 4 medalhas! Giullia Penalber foi a
  • Segundo Lugar por Equipes Wrestling Feminino WrestlingFeminino JogosSulamericanos2018 TimeBrasil BrasilWrestling
  • A Confederao Brasileira de Wrestling ao lado das demais Confederaes
  • Os principais atletas de 18 a 20 anos das Amricas
  • Joilson conquista tricampeonato e Brasil ganha quatro medalhas no primeiro

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: