Programa Emergencial De Treinamento CBW 2020

Preocupado com as limitações de treinamento causadas pela quarentena e isolamento fruto da pandemia causada pelo coronavírus, o treinador-chefe do wrestling nacional, Angel Torres Aldama, disponibilizou um cronograma de treinamento para os atletas em tempos de atividades limitadas. No intuito de auxiliar toda a comunidade nacional do wrestling, os treinos são uma sugestão e opção para que atletas permaneçam em atividade durante o período de confinamento. Angel deixa claro ainda que objetivo é auxiliar atletas e treinadores e fornecer uma opção e não uma regra para treinamento neste cenário. Confira as palavras do treinador abaixo.

Como sabemos, o planeta enfrenta uma grande luta contra a pandemia causada pelo Coronavírus. No esporte também enfrentamos mudanças para garantir e preservar a saúde da população em geral, e principalmente dos nossos atletas. O mundo do esporte foi avisado nesta semana do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, decisão que a CBW aprova consciente da necessidade e importância de preservação da vida acima de tudo. 

Os Jogos Olímpicos seriam o evento fundamental de nossa seleção sênior este ano. Já temos três atletas classificados  e com possibilidades reais de outras classificações na seletiva mundial. Mas, pelas mudanças que estão acontecendo, enxergamos a necessidade de mudar nossa planificação e programação dos treinamentos não só da Seleção principal. Pretendemos fornecer apoio metodológico para todas as categorias competitivas do país levando em consideração a importância das categorias de base para o desenvolvimento do Wrestling nos estados e para o futuro da Confederação Brasileira de Wrestling.

O primeiro Macrociclo principal esteve direcionado para a participação no Campeonato Pan-americano classificatório para Tóquio 2020. No torneio, foram cumpridos os objetivos de classificação para os Jogos Olímpicos. Em um segundo Macrociclo teríamos como objetivo a participação no Classificatório Mundial direcionado especificamente para os atletas envolvidos. No entanto, em virtude da pandemia, a competição foi adiada pelas circunstâncias já conhecidas.

Os atletas já classificados para Tóquio teriam agora um  período de restabelecimento ativo e deveriam começar seu Macrociclo de preparação para os Jogos Olímpicos na semana de 11 ao 17 de Maio de 2020, que constaria de 13 Microciclos distribuídos em três Mesociclos de Treinamentos (Acumulação, Transformação e Realização).

Devido às mudanças citadas acima, percebemos a necessidade de realizar planos de treinamento emergenciais para manter um nível de preparação dos atletas já classificados visando desde já os Jogos Olímpicos 2021, e ficar na expectativa da seletiva Mundial, sem data definida para aqueles com possibilidades ainda de classificação.

Também pretendemos manter um nível na preparação dos nossos atletas juniores visando a participação no Campeonato Pan-americano, assim como dos atletas escolares e cadetes para suas competições fundamentais.

Devemos esclarecer que estes tipos de treinamentos são específicos para esta etapa crítica que estamos enfrentando, para serem realizados em casa, e que podemos ir mudando conforme duração desta situação. Devemos sinalizar também que os atletas classificados para os Jogos Olímpicos já estão com seus planos de treinamentos individuais em correspondência com suas exigências e características particulares.

Estamos dispostos a ajudar e apoiar a quem precisar seja ou não atleta de alto rendimento, professor ou dirigente, toda a comunidade do wrestling precisa ficar ainda mais unida nesta hora e se fortalecer.

MSC Angel Torres Aldama, treinador-chefe da Seleção Brasileira de Wrestling

 CLIQUE NO PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA VISUALIZAR:
 programa treinamento atletas escolares e cadetes

program-treinamento-atletas-juniores

Redes Sociais

  • A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem ABCD promove neste
  • Em casa com a CBW retorna com o coordenador de
  • Em casa com a CBW traz Daniel Alvarez piratievoficial e
  • No TBT da CBW desta quinta 1  No estilo
  • No Em casa com a CBW Flavio Cabral nevesflaviocabral convida
  • Em casa com a CBW chega a terceira semana O

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: