Pernambuco é mais um estado emergente no wrestling nacional (reprodução da internet)

Seletiva para os Jogos Escolares: Pernambuco

A etapa nacional dos Jogos Escolares em Blumenau, Santa Catarina, se aproxima e os estados entram na reta final de definição das equipes. Pernambuco é mais um dos estados emergentes que evolui anualmente na modalidade dentro e fora dos tapetes. A seletiva escolar deste ano integrou a 60ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco e foi realizada no Centro Esportivo Santos Dumont, na capital Recife. O secretário da Federação Pernambucana de Lutas Associadas (FPLA), Leonardo Régis, conta um pouco mais sobre os números da seletiva.

“Esse ano a realização dos jogos foi uma parceria da FPLA, da Federação Pernambucana do Desporto Escolar e a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. A seletiva do wrestling foi comandada pelo professor João Ferreira e tivemos 64 atletas oriundos de 35 escolas do estado”, explicou Leonardo.

O crescimento da prática em Pernambuco se deve a expansão territorial do esporte na localidade. Segundo informações da FPLA, em 2017 o esporte estava em apenas três cidades do estado. Atualmente, a modalidade atinge 11 municípios e os resultados estão melhorando nos campeonatos nacionais da equipe.

“Em 2017, a equipe terminou em décimo lugar no Campeonato Brasileiro Sênior. No ano seguinte, a equipe saltou para o quinto lugar e este ano ficamos em quarto lugar. Também em 2019 participamos do Campeonato Brasileiro Infantil no Rio Grande do Norte e conquistamos o segundo lugar no wrestling feminino e terceiro no geral. Acredito que estamos no caminho certo” explicou Leonardo.

Para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares, em Blumenau, a equipe vai para participar e buscar medalhas. Tanto entre os meninos quanto entre as meninas, o estado espera voltar com medalhas. Nomes como Luana Vitória, Júlio Cesar, atleta do município de Garanhuns, e Ana Vitória estão entre os cotados para subir ao pódio.

“Pernambuco vai com grandes chances de medalha. Júlio César é bicampeão dos JEPs e ano passado foi terceiro colocado na etapa nacional. Este ano participou do treinamento promovido pela Confederação Brasileira de Wrestling  e Comitê Olímpico do Brasil no Rio de Janeiro com o treinador George Kalchev. Ana Vitória da cidade de Camaragibe e Luana Vitória de Recife também têm grandes chances de alcançar o pódio”, encerrou Leonardo.

O wrestling estreou nos Jogos Escolares em 2012. As competições são disputadas nos três estilos olímpicos da modalidade. Há dois torneios: o individual em cada uma das três categorias de peso, nos dois gêneros, e o por equipe. As categorias são dividas da seguinte forma: Peso Leve (LE), Peso Médio (ME) e Peso Pesado (PE).

Clique para conferir como foram as seletivas nos seguintes estados:

Piauí
Maranhão
Sergipe
Distrito Federal

Redes Sociais

  • No TBT do estilo livre Pedro Silva pedrosiiilva fazendo fora
  • No TBT do Beach Wrestling Feminino Brenda Aguiar brendaaguiar03 em
  • No TBT do Beach Wrestling Masculino parte da equipe nacional
  • A CBW conquistou mais uma importante vitria para a luta
  • O PL 28242020 que prev auxlio emergencial para o esporte
  • Depois de acompanhar os pdios do Brasileiro 2019 vamos relembrar

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: