Lenda do wrestling mundial, Saori disse adeus aos tapetes (UWW)

Tricampeã olímpica e 13 vezes campeã mundial Saori Yoshida anuncia aposentadoria

A quatro vezes medalhista olímpica e treze vezes campeã mundial Saori Yoshida anunciou na tarde desta terça-feira (8/1/2019), em sua conta no Twitter, o fim da carreira como atleta de wrestling. A japonesa de 36 anos começou no esporte aos 3 anos, incentivada pelo pai Eikatsu Yoshida, campeão japonês e treinador de wrestling.  Saori dominou a categoria até 55kg de 2002 até 2013, ao vencer todos os campeonatos mundiais, Jogos Asiáticos e Jogos Olímpicos disputados no período. Em 2014, a categoria até 55kg deixou de ser olímpica e Yoshida passou a lutar até 53kg.

“Obrigado por sempre torcer por Saori Yoshida. Desta vez, decidimos parar coma vida de 33 anos como lutadora. Tenho trabalhado duro com lutadora ativa por um longo tempo, graças ao apoio de muitas pessoas. Muito obrigado a todos”, informou a conta oficial de Saori.

Na nova categoria, Yoshida venceu mais dois campeonatos mundiais (2014 e 2015) e era favorita ao quarto título olímpico. Os japoneses nas arquibancadas da Arena 2 do Parque Olímpico choraram quando a norte-americana Helen Maroulis fez uma luta quase perfeita e venceu Yoshida por 4 a 1, deixando a japonesa com medalha de prata.

Apenas três derrotas na carreira e futuro como atriz

Yoshida passou a fazer parte da equipe nacional em 2002 e só perdeu três vezes na carreira. A primeira na Copa do Mundo em 2008 para a norte-americana Marcie Van Dusen. Depois, mais quatro anos até a russa Valeria Zholobova superá-la, novamente na Copa do Mundo, em 2012. A última derrota foi justamente para Maroulis nos Jogos do Rio.

Um dos principais ídolos esportivos do Japão, Saori era aguardada para encerrar a carreira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas a rotina pesada de treinos e um futuro promissor como atriz nas telenovelas locais fizeram a lutadora pendurar as sapatilhas. A partir de agora, a ex-lutadora vai se dedicar a carreira de atriz em tempo integral.

Redes Sociais

  • A Confederao Brasileira de Wrestling ao lado das demais Confederaes
  • Os principais atletas de 18 a 20 anos das Amricas
  • Joilson conquista tricampeonato e Brasil ganha quatro medalhas no primeiro
  • cbwoficial e uwwbeachwrestling
  • Presidente pedrogamafilho com o vencedor da melhor queda do evento
  • Happy wrestling day! Feliz dia do Wrestling!

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: