Primeiro torneio do ranking series tem amplo domínio da Rússia (UWW)

United World Wrestling redefine pontuações para o ranking mundial 2019

A United World Wrestling aprovou mudanças no sistema de pontuação para o ranking mundial em 2019 das 30 categorias de peso distribuídas nos três estilos olímpicos da modalidade: greco-romano, livre e wrestling feminino. As principais mudanças foram no sistema de pontuações que incluem os campeonatos mundiais, continentais, e Ranking Series, conjunto de torneios que somam mais pontos para o ranking mundial. As alterações foram decididas ainda em 2018 e passam a entrar em vigor a partir de janeiro de 2019.

“Estou muito satisfeito com o trabalho do nosso departamento de Esporte e da Comissão Técnica. A série de classificação e processo de definição de cabeças de chave deu um trabalho considerável, mas agora, estamos recompensando os melhores lutadores por seus esforços e seus sucessos.”disse o presidente da United World Wrestling, Nenad Lalovic.

Os resultados do Campeonato Mundial de 2018 são a base do ranking, já que a cada ano os resultados dos campeonatos mundiais serão os primeiros pontos do ano seguinte. Outra mudança relevante foi o sistema de distribuição de cabeças de chave. Agora, tanto para os Jogos Olímpicos quanto para Campeonatos Mundiais, os quatro primeiro colocados vão ser colocados como cabeças de chave. E caso um dos quatro primeiros não participe, o quinto colocado do ranking passa a ser um dos cabeças de chave. No Mundial de Budapeste 2018, isso não aconteceu, o que ocasionou confrontos entre lutadores favoritos ainda nas fases iniciais do torneio.

Confira abaixo como ficou a pontuação nos principais torneios do ano.

Campeonato Mundial
1º lugar  – 50 pontos
2º lugar –  30 pontos
3º lugar –  15  pontos
5º lugar –  10 pontos
7º lugar – 8 pontos
8º lugar – 6 pontos
9º lugar – 4 pontos
10º lugar – 2 pontos
Campeonato Continental
1º lugar –  12 pontos
2º lugar –  10 pontos
3º lugar –  8 pontos
5º lugar –  6 pontos
7º lugar –  4 pontos
8º lugar – 2 pontos
Torneios Ranking Series
1º lugar – 8 pontos
2º lugar – 6 pontos
3º lugar – 4 pontos
5º lugar –    2 pontos

 

O número de pontos ganhos em uma competição também será impactado pelo número de lutadores inscritos em cada chave. Para categorias de peso com 10 ou menos inscritos serão adicionados seis (6) pontos. Para as divisões com 11-20 lutadores inscritos, serão adicionados oito (8) pontos. E por fim dez (10) pontos serão adicionados a qualquer categoria de peso com mais de 20 lutadores.

Os pontos serão atribuídos aos atletas participantes em uma categoria de peso e não são transferíveis para outros atletas ou categorias de peso. Os pontos também serão redefinidos após o campeonato mundial ou os Jogos Olímpicos, com os pontos dos campeonatos ou Jogos do ano anterior utilizados para as classificações do ano seguinte. Por exemplo, os rankings de 2019 começam apenas com os resultados do Campeonato Mundial de 2018 em Budapeste.

Sem tolerância de peso

Não haverá mais um limite de peso de + 2kg concedido para os torneios World Series, Campeonatos continentais, Campeonatos Mundiais ou Jogos Olímpicos.

Redes Sociais

  • Aline Silva do de malha com identificao azul JogosSulamericanos2018 TimeBrasil
  • O Wrestling Feminino faturou 4 medalhas! Giullia Penalber foi a
  • Segundo Lugar por Equipes Wrestling Feminino WrestlingFeminino JogosSulamericanos2018 TimeBrasil BrasilWrestling
  • A Confederao Brasileira de Wrestling ao lado das demais Confederaes
  • Os principais atletas de 18 a 20 anos das Amricas
  • Joilson conquista tricampeonato e Brasil ganha quatro medalhas no primeiro

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: