Progamas de orientação da WADA contra o doping (UWW)

WADA Lança Certificações ‘ALPHA’ e ‘Coach True’ para a Comunidade do Wrestling

Sem oportunidade de competir e entrar nos tapetes, centenas de lutadores e treinadores de ponta aproveitaram o perído de inatividade recente períodos para obterem os certificados ALPHA e Coach True entregues através das ferramentas educacionais da Agência Mundial Antidopagem (WADA).

Esses programas educacionais são disponibilizados a todos os atletas e treinadores pela WADA através da plataforma de e-learning ADeL. Os programas pretendem fornecer educação e informação sobre os perigos do doping e a importância dos controles antidopagem. Eles também fornecem soluções para uma progressão limpa no esporte, em vez de simplesmente focar no que não é permitido.

No âmbito de seu programa de educação antidoping, a United World Wrestling selecionou 500 lutadores de 50 países e cerca de 150 treinadores de 41 países por meio de suas federações nacionais e solicitou que concluíssem esses programas. Os participantes que concluíram todas as seções do curso, bem como o pós-curso e o exame final, receberam um certificado da WADA.

Os lutadores incluíram aqueles que já garantiram um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, bem como vários lutadores de nível Júnior e Sênior de países com maior risco de doping. Esse risco foi baseado em uma avaliação que considerou vários fatores (classificação, histórico de positivos em um país, número de testes coletados).

A UWW solicitará gradualmente a todos os lutadores e treinadores que planejam participar de um grande evento (Jogos, Campeonatos Mundiais e Júnior) para manter seu respectivo certificado (ou um equivalente reconhecido entregue por uma Organização Nacional Antidopagem) como pré-requisito para participar. Isso já foi implementado com sucesso em eventos regionais anteriores.

O programa também existe para profissionais médicos, como médicos, fisioterapeutas ou nutricionistas esportivos. A UWW estenderá o requisito para este público para que a comitiva dos atletas se torne ainda mais instruída e aprenda sobre seu papel na proteção do esporte limpo.

A UWW incentiva todos os lutadores e suas equipes ainda não selecionados a fazer o curso de forma proativa.

Para acessar a plataforma clique aqui

*** Com informações da UWW

Redes Sociais

  • Os treinadores da seleo nacional de wrestling Pedro Garcia pedritolucha
  • O TBT da CBW do estilo grecoromano traz Guilherme Evangelista
  • No TBT da CBW do estilo livre feminino Andria Pimentel
  • No TBT da CBW do estilo livre masculino Lucas Aniceto
  • No TBT do Beach Westling Feminino Fabiana Chaves chavesfabi em
  • No TBT da CBW do Beach Wrestling Masculino Lucas Souza

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: