Estilo Livre Feminino

O que é wrestling estilo livre feminino: Regras, história olímpica e técnicas

 

O wrestling estilo livre feminino tornou-se parte regular dos Jogos Olímpicos a partir de Atenas 2004, enquanto o wrestling masculino, seja greco-romano ou estilo livre, tem uma história olímpica mais antiga.

O wrestling estilo livre feminino ganhou destaque nos Jogos Olímpicos modernos a partir de Atenas 2004, tornando-se um dos estilos de luta mais dinâmicos e empolgantes dentro do programa olímpico.

 

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o wrestling estilo livre feminino.

 

Regras e pontuação no wrestling estilo livre feminino

 

Assim como no wrestling greco-romano e no estilo livre masculino, o objetivo principal do wrestling estilo livre feminino é imobilizar as escápulas do oponente no solo para vencer a luta, ou marcar mais pontos até o final de um período de tempo designado.

Um combate é composto por dois períodos de três minutos cada, com um intervalo de 30 segundos. Durante o confronto, as lutadoras buscam marcar pontos executando movimentos legais, quedas, projeções e travamentos.

A pontuação é atribuída com base na dificuldade e eficácia dos movimentos. Uma projeção de alto impacto que coloca o oponente em uma posição vulnerável pode render até cinco pontos, exigindo controle após a queda.

Além das projeções, reversões e a execução de movimentos precisos e técnicos também concedem pontos. A soma dos pontos obtidos ao final dos dois rounds determina a vencedora da luta.

Em caso de empate, a vencedora é determinada com base em critérios de desempate, considerando o valor do movimento pontuado durante a luta, menor número de advertências recebidas e o último ponto técnico conquistado.

A vitória pode ser alcançado por encostamento, imobilizando a oponente com ambas as escápulas tocando o tapete, resultando em uma vitória instantânea. Outra maneira de vencer é por superioridade técnica, com uma diferença de dez pontos sobre a adversária.

 

Técnicas no wrestling estilo livre feminino

 

Diferente do estilo greco-romano, o estilo livre feminino permite o uso ativo das pernas durante as lutas. As lutadoras podem utilizar movimentos que envolvem as pernas para posicionar e controlar a oponente, proporcionando uma maior variedade de técnicas e estratégias durante os confrontos.

A ênfase no estilo livre feminino está na agilidade, movimentos fluidos e na habilidade de transição entre diferentes técnicas. A liberdade de utilizar as pernas oferece oportunidades para movimentos de ataque e defesa mais dinâmicos, tornando as lutas versáteis e emocionantes.

 

Passividade no wrestling estilo livre feminino

 

Assim como no wrestling masculino, a passividade também é observada no estilo livre feminino.

Uma lutadora é considerada passiva se evitar excessivamente o confronto ativo e se concentrar mais em neutralizar os ataques da oponente do que em executar movimentos ou projeções.

No estilo livre feminino, a primeira instância de passividade de uma lutadora lhe rende um aviso verbal do árbitro. Se continuarem inativas, é concedida uma janela obrigatória de 30 segundos para marcar algum ponto.

Se qualquer uma das lutadoras conseguir marcar dentro dessa janela, nenhum ponto de penalidade é concedido. No entanto, se nenhuma das lutadoras conseguirem marcar dentro dessa janela de 30 segundos, a oponente da lutadora designada como passiva recebe um ponto técnico.

No entanto, caso o árbitro considere uma lutadora passiva com menos de 30 segundos restantes no cronômetro, para qualquer um dos períodos, ela imediatamente recebe uma advertência e a lutadora ativa é premiada com um ponto.

 

Jogos Olímpicos e o wrestling estilo livre feminino

 

O wrestling estilo livre feminino fez sua estreia nos Jogos Olímpicos em Atenas 2004, abrindo novas oportunidades para atletas femininas competirem em nível internacional.

Desde então, as lutadoras de países como Japão, Estados Unidos, Rússia, Mongólia e muitos outros têm demonstrado excelência no esporte. Nas Olimpíadas, o wrestling estilo livre feminino apresenta diversas categorias de peso, proporcionando uma plataforma para a diversidade e talento das atletas.

A inclusão do wrestling estilo livre feminino nas Olimpíadas tem sido um marco significativo, promovendo a igualdade de gênero e oferecendo oportunidades para mulheres se destacarem no esporte.

ENCONTRE UM LOCAL
PARA TREINAR

conheça as regras

Acontece nas federações

Confederação Filiada

APOIO

Atendimento
+55 (21) 3254-4729
9h às 15h de seg. a sex.
contato@cbw.org.br

Endereço
Avenida Presidente Backer,
S/N, Sala 119,
Icaraí - Niterói,
Rio de Janeiro
CEP: 24220-045

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.