Estilo Greco-Romano

O que é wrestling greco-romano: Das regras à história olímpica

 

O wrestling greco-romano é uma das disciplinas esportivas mais antigas a fazer parte dos Jogos Olímpicos.

Um dos nove esportes originais a fazer parte dos Jogos Olímpicos de Verão de 1896 em Atenas, os primeiros Jogos Olímpicos modernos, o wrestling greco-romano possui um lugar especial na história olímpica.

O estilo de wrestling greco-romano tem sido uma presença regular nos Jogos desde as Olimpíadas de 1908, precedendo seu primo, o wrestling estilo livre, que assegurou um lugar regular no programa olímpico em Antuérpia 1920.

 

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre wrestling greco-romano.

 

Regras e pontuação do wrestling greco-romano

 

O objetivo principal do wrestling greco-romano é imobilizar ambas as escápulas do oponente no tapete para vencer a luta ou acumular mais pontos ao final de um período de tempo designado para garantir a vitória.

Um combate consiste em dois tempos ou períodos de três minutos cada, separados por um intervalo de 30 segundos. Os lutadores podem marcar pontos executando agarrões, travas, projeções ou outras quedas legais.

Os pontos concedidos para movimentos e técnicas dependem dos níveis de dificuldade de suas execuções.

A partir de um único movimento, é possível marcar um máximo de cinco pontos através de uma projeção de grande amplitude que termina em uma 'posição de perigo' (expondo as costas do oponente ao tatame por vários segundos). O movimento envolve principalmente levantar e arremessar o oponente ao chão e controlá-lo.

Pontos também podem ser obtidos através de reversões - ganhando controle sobre um oponente a partir de uma posição defensiva - ou se o lutador adversário cometer uma infração, resultando em uma advertência.

A pontuação é cumulativa, ou seja, os pontos são somados ao final de dois rounds e o lutador com a maior pontuação vence a luta.

Em caso de empate, o vencedor é determinado de acordo com os seguintes critérios, em ordem decrescente de prioridade:

1. Maior valor (ponto) marcado durante a luta.

2. Menor número de advertências recebidas e

3. Último ponto técnico marcado.

Uma vitória também pode ser alcançada por encostamento, que envolve imobilizar o oponente por tempo suficiente com ambas as escápulas tocando o tapete. Um encostamento resulta em uma vitória instantânea.

Outra maneira de vencer uma luta é através da superioridade técnica ou construção de uma vantagem fixa sobre o oponente. Uma vantagem de oito pontos constitui uma vitória por superioridade técnica.

Além disso, um lutador também pode vencer uma luta se o oponente for desqualificado, se machucar ou se retirar.

 

Técnicas de wrestling greco-romano

 

Enquanto a pontuação e as regras de uma luta no wrestling greco-romano e no estilo livre são mais ou menos similares, existem algumas diferenças técnicas-chave entre ambos.

A maior delas é que no wrestling greco-romano, agarrões abaixo da cintura são proibidos e um lutador greco-romano não pode usar suas pernas ativamente para realizar quaisquer ações ofensivas ou defensivas.

Portanto, os lutadores precisam confiar muito mais em seus corpos superiores para obter vantagem em comparação ao wrestling estilo livre.

Com ambos os lutadores começando em posição ereta e, já que é proibido desequilibrar os oponentes visando suas pernas, os lutadores greco-romanos precisam depender muito mais de projeções ou suplexes para executar uma queda que pontue.

Enquanto o wrestling estilo livre foca muito em transições e fluidez, no wrestling greco-romano a ênfase está em movimentos explosivos e em posicionar-se rapidamente para executar uma projeção.

A proibição do uso das pernas também introduz o conceito de infrações de pernas no wrestling greco-romano, que não está presente no estilo livre. Se um lutador, durante a execução de um movimento, fizer contato ou bloquear inadvertidamente com as pernas, ele é penalizado.

Caso um lutador cometa uma infração de pernas enquanto está no ataque, ele recebe um aviso pela primeira violação e, se repetido, seu oponente recebe 1 ponto e uma advertência formal é emitida ao lutador culpado.

Se uma infração de pernas for cometida enquanto estiver na defensiva, o lutador recebe imediatamente uma advertência e seu oponente recebe dois pontos. Uma segunda infração resulta no lutador culpado perdendo a luta.

Além disso, é também necessário acompanhar o oponente ao chão e permanecer em contato com ele durante todo o tempo para que uma projeção seja válida.

 

Passividade no wrestling greco-romano

 

A chamada passividade ordenada, ou penalidade por passividade, frequentemente desempenha um grande papel nas lutas de wrestling greco-romano.

Um lutador é considerado passivo se estiver sendo excessivamente evasivo e se contentar em tentar neutralizar os ataques de um oponente mais ativo em vez de tentar executar agarrões, travas ou projeções ele mesmo.

A passividade também existe no wrestling estilo livre, mas há uma diferença distinta na maneira como elas se desenrolam nos dois formatos.

No wrestling greco-romano, uma violação de passividade imediatamente recompensa o lutador ativo com um ponto, dando-lhe a opção de continuar a luta tanto em pé quanto em uma posição de par terre. Na posição de par terre, o lutador passivo deita-se no centro do ringue de bruços, com os braços e os pés estendidos tocando o tatame.

A posição de par terre dá uma vantagem distinta ao lutador ativo no wrestling greco-romano.

O lutador ativo pode assumir uma posição em qualquer lado e colocar seu oponente em uma trava, posicionando-se em uma posição favorável para marcar mais pontos.

Após os dois primeiros chamados de passividade, o lutador ativo para de receber o ponto de bonificação, mas ainda pode escolher se quer retomar a luta a partir de uma posição de par terre ou em pé.

 

Wrestling greco-romano nas Olimpíadas

 

Tendo feito sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1896, o wrestling greco-romano tem sido uma presença permanente no catálogo dos Jogos desde 1908. E, ao contrário do estilo livre, tem sido exclusivamente um evento apenas para homens nas Olimpíadas.

Segundo a United World Wrestling (UWW), a federação internacional de wrestling que governa o esporte globalmente, a primeira edição foi vencida pelo alemão Carl Schumann.

Além de conquistar a maior honra no evento unificado de wrestling em 1896, Schumann também venceu outros três eventos de ginástica em Atenas naquele ano. Naquela época, os vencedores recebiam medalhas de prata com ramos de oliveira. A tradição das medalhas de ouro só começou em 1904.

No wrestling greco-romano nas Olimpíadas, países da antiga União Soviética, Bulgária, Turquia, Romênia, Suécia, Finlândia, Japão e Coreia do Sul têm sido muito bem-sucedidos.

Nos Jogos de Tóquio, o wrestling greco-romano apresentou seis categorias de peso - 60kg, 67kg, 77kg, 87kg, 97kg, 130kg.

ENCONTRE UM LOCAL
PARA TREINAR

conheça as regras

Acontece nas federações

Confederação Filiada

APOIO

Atendimento
+55 (21) 3254-4729
9h às 15h de seg. a sex.
contato@cbw.org.br

Endereço
Avenida Presidente Backer,
S/N, Sala 119,
Icaraí - Niterói,
Rio de Janeiro
CEP: 24220-045

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.