Estilo Livre Masculino

O que é wrestling estilo livre? Regras, pontuação, técnicas e história olímpica


O wrestling estilo livre tem sido parte regular dos Jogos Olímpicos desde 1920, mas o wrestling estilo livre feminino só foi incluído no programa a partir de Atenas 2004.

Provavelmente o mais popular entre os muitos estilos de wrestling praticados ao redor do mundo, o wrestling estilo livre fez sua estreia nas Olimpíadas nos Jogos de Verão de St. Louis, em 1904.

No entanto, foi apenas na edição de 1920, em Antuérpia, que o wrestling estilo livre se tornou uma modalidade permanente nos Jogos Olímpicos, ao lado do wrestling greco-romano, que era uma disciplina regular no evento quadrienal desde 1908.

Ambos os estilos de wrestling - greco-romano e estilo livre - têm sido parte importante das Olimpíadas desde então e também estiveram presentes na última edição em Tóquio.

 

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o wrestling estilo livre olímpico.

 

Regras e pontuação do wrestling estilo livre

 

1. Tempo

 

Um combate típico de wrestling estilo livre, assim como no greco-romano, é dividido em dois períodos de três minutos, com um intervalo de 30 segundos entre eles. Para competições oficiais de menores de 15 anos, cadetes e veteranos, os períodos são reduzidos para dois minutos cada.

Dois lutadores competem em um tapete de nove metros de diâmetro, com o objetivo principal de imobilizar os ombros do oponente no tatame por um curto período de tempo, o que concede uma vitória instantânea por 'encostamento'.

 

2. Formas de vencer

 

No wrestling moderno, no entanto, principalmente em eventos importantes como as Olimpíadas e os Campeonatos Mundiais, a vitória por queda é rara. No entanto, existem várias outras formas de vencer um combate.

A mais comum, talvez, é a vitória por pontos. Os lutadores podem tentar marcar pontos executando golpes legais, projeções, derrubadas, manobrando o oponente para expor suas costas ao tatame por vários segundos ou executando reversões.

Reversões envolvem anular a posição de vantagem do oponente a partir de uma posição defensiva e ganhar controle da situação.

Os movimentos concedem pontos de acordo com seu grau de dificuldade e um único movimento pode valer de 1 a 5 pontos. Movimentos de alto escore, geralmente projeções arqueadas, costumam valer o máximo de pontos.

Os lutadores também podem ganhar pontos se o oponente cometer infrações, como executar golpes ilegais, tentar fugir de uma posição ao invés de defendê-la, ser excessivamente negativo ou passivo, entre outros. Essas infrações muitas vezes resultam em advertências. Acumular três advertências durante um combate automaticamente resulta na desqualificação do lutador culpado.

Ao final do período de seis minutos, os pontos totais são somados e o lutador com mais pontos vence. Em caso de empate, o lutador que marcou o maior número de pontos em um único movimento é declarado vencedor.

 

E se os pontos estiverem iguais ao final de um combate?

 

Se os lutadores estiverem empatados nesse aspecto também, o menor número de advertências e o último ponto marcado são considerados como fatores de desempate.

No caso de um lutador de estilo livre construir uma vantagem de 10 pontos sobre seu oponente em qualquer estágio do combate, o duelo é declarado encerrado e o líder é declarado vencedor por superioridade técnica.

 

Técnicas de wrestling estilo livre

 

Enquanto os sistemas de pontuação e o formato das lutas são mais ou menos os mesmos para o wrestling estilo livre e o greco-romano, a diferença crucial entre os dois estilos é o uso das pernas. No greco-romano, segurar o oponente abaixo da cintura ou usar as pernas para qualquer fim defensivo ou ofensivo é estritamente proibido.

No wrestling estilo livre, no entanto, não há tais restrições. Inspirado pelo catch-as-catch-can wrestling - uma combinação de múltiplos estilos de wrestling e esportes de combate populares nos carnavais ingleses do final do século XIX - o wrestling estilo livre permite muito mais liberdade ao atacar os quadris, pernas e pés do oponente.

Como resultado, os combates de estilo livre geralmente começam com os lutadores adotando uma postura muito baixa para defender as pernas.

Também, ao contrário do wrestling greco-romano, onde os lutadores precisam manter contato com o oponente durante o arremesso, os lutadores de estilo livre podem soltar e restabelecer o contato depois para completar um movimento.

Esses aspectos permitem uma variedade muito maior de técnicas a serem utilizadas, tornando o wrestling estilo livre um estilo muito mais fluido do que, talvez, a variante mais rígida do greco-romano. Transições suaves para concatenar movimentos tornam-se imperativas no wrestling estilo livre, com o ritmo desempenhando um grande papel.

“Com o estilo livre, as transições são mais importantes. Tentamos ser mais fluidos com nossos movimentos... Você pode utilizar mais do seu corpo e mais do corpo do seu oponente porque pode ter mais contato.” - Lutador dos EUA J’den Cox

 

Passividade no wrestling estilo livre

 

As regras modernas do wrestling são criadas para recompensar lutadores ativos e penalizar lutadores passivos que tentam empregar táticas negativas ou passivas, como ser excessivamente defensivo.

No wrestling estilo livre, a primeira instância de passividade de um lutador lhe rende um aviso verbal do árbitro. Se continuarem inativos, é concedida uma janela obrigatória de 30 segundos para marcar.

Se qualquer um dos lutadores conseguir marcar dentro dessa janela, nenhum ponto de penalidade é concedido. No entanto, se nenhum dos lutadores conseguir marcar dentro dessa janela de 30 segundos, o oponente do lutador designado como passivo recebe um ponto técnico.

No entanto, caso o árbitro considere um lutador passivo com menos de 30 segundos restantes no cronômetro para qualquer um dos períodos, ele imediatamente recebe uma advertência e o lutador ativo é premiado com um ponto.


Wrestling estilo livre Olímpico

Enquanto o wrestling greco-romano foi destaque nos primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896, o wrestling estilo livre entrou no programa dos Jogos de Verão durante a edição de 1904 em St. Louis, contando apenas com lutadores locais dos Estados Unidos participando.

Foi também a primeira vez na história olímpica em que eventos por categoria de peso foram introduzidos. O evento greco-romano em 1896 foi unificado, sem quaisquer divisões de peso.

O wrestling estilo livre foi retirado do cronograma olímpico para os Jogos de 1912, mas retornou na edição de 1920.

Desde então, tem sido uma parte permanente no calendário olímpico, mas somente nos Jogos de Atenas em 2004 foi introduzido o estilo livre feminino. Enquanto isso, o wrestling greco-romano continua sendo exclusivamente um evento masculino.

 

ENCONTRE UM LOCAL
PARA TREINAR

conheça as regras

Acontece nas federações

Confederação Filiada

APOIO

Atendimento
+55 (21) 3254-4729
9h às 15h de seg. a sex.
contato@cbw.org.br

Endereço
Avenida Presidente Backer,
S/N, Sala 119,
Icaraí - Niterói,
Rio de Janeiro
CEP: 24220-045

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.