CBW | História

Presidente Pedro Gama Filho

Presidente Pedro Gama Filho

A Confederação Brasileira de Wrestling é a entidade responsável pelo Wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre e feminina. Além de gerir também o Beach Wrestling ou Wrestling de praia, esporte não olímpico.  É também a mais jovem confederação entre as que dirigem modalidades olímpicas no país nos jogos de verão, com apenas 29 anos de existência.

Em 1979, o Wrestling era apenas um setor dentro da Confederação Brasileira de Pugilismo. A autonomia só foi conquistada em 1988, ano em que foi criada a Confederação Brasileira de Lutas e  que marca a primeira participação do Wrestling brasileiro nos Jogos Olímpicos, na edição de Seul, com Floriano Spiess no estilo greco-romano e com Roberto Leitão no estilo livre.  Roberto Leitão ainda representaria o país nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 se tornando o único atleta masculino a participar de dois Jogos.

O ano de 1999 foi marcado por divergência na gestão da modalidade. Os dissidentes liderados por  Pedro Ernesto Prado Ferreira da Gama criaram a Confederação Brasileira de Luta Olímpica Amadora. Um ano depois, em 2000, finalmente foi criada a Confederação Brasileira de Lutas Associadas, nome alterado em 2015, em virtude da mudança adotada pela entidade que rege o esporte mundialmente, a outrora Federação Internacional de Lutas Associadas e agora United World Wrestling.

A mudança de gestão iniciada em 2000 resultou na volta brasileira a uma edição de Jogos Olímpicos. Antoine Jaoude representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e desde então o país conseguiu se classificar para todas as edições dos Jogos Olímpicos, com  Rosângela Conceição, em Pequim 2008, Joice Silva em Londres 2012 e uma delegação recorde nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016 com cinco atletas: Eduard Soghomonyan, Joice Silva, Lais Nunes, Aline Silva e Gilda Oliveira. Atualmente a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Pedro Gama Filho, cujo principal objetivo  é tornar o esporte nacional fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade de acordo com o seguintes itens:

 – MISSÃO
“Implantar a Luta como esporte escolar, formar técnicos e atletas praticantes de nosso esporte e levar a Luta Olímpica brasileira ao pódio olímpico com lugar de destaque no cenário mundial.”

– VISÃO
“Luta, instrumento social e orgulho Olímpico nacional.”

– VALORES
“Coragem, Força, Perseverança, Caráter e Respeito”

 

A Confederação Brasileira de Wrestling está localizada na Rua Pereira de Siqueira 85, 4º andar no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio Janeiro, onde funcionam sua áreas administrativas e local de treinamento.

Gestão atual:
Presidente: Pedro Gama Filho
Vice-presidente: Helton Henrique Afonso da Silva
Segundo vice-presidente: Sérgio Roberto de Lara Oliveira
Superintendente: Roberto Leitão