Regras

O que é Wrestling?

Wrestling is the most ancient of Olympic sports.

O wrestling é um esporte tão antigo quanto a humanidade. Desde os primórdios, pessoas têm sido colocadas umas contra as outras em combate físico corpo a corpo, tornando-o quase certamente o esporte olímpico mais antigo. É um conceito simples. Dois homens ou mulheres lutam até que um seja declarado o vencedor. Ao longo dos anos, as técnicas de luta se tornaram mais sofisticadas e, em geral, o vencedor de qualquer combate de wrestling é a pessoa que possui melhor técnica, força e aptidão física geral.

 

O wrestling é regido por um conjunto específico de regras e regulamentos que definem sua dinâmica e desempenho. Este esporte exige precisão técnica, força e agilidade, e suas regras fundamentais se baseiam em três principais áreas:

  1. Objetivo: O objetivo principal do wrestling é derrotar o oponente dentro do tapete de luta, acumulando pontos através de técnicas como takedowns (derrubar o oponente no chão), escapes (se livrar da posição de controle do oponente) e reversões (mudar de uma posição desfavorável para uma favorável). Oponentes também buscam conseguir um "encostamento" ao pressionar as escápulas do oponente contra o tatame, resultando em uma vitória imediata.

  2. Pontuação: Os pontos são concedidos por realizar diferentes técnicas durante a luta. Por exemplo, takedowns concedem pontos, assim como manter o controle sobre o oponente no chão. Outros movimentos específicos podem conceder pontos adicionais, dependendo das regras e categorias de competição.

  3. Duração da Luta: As lutas de wrestling geralmente têm um tempo limitado dividido em rounds ou períodos. Cada período pode variar de duração dependendo do nível de competição, com pausa entre eles.

  4. Restrições e Penalidades: Existem movimentos e técnicas proibidos no wrestling, visando a segurança dos atletas. Golpes ilegais, como agarrar as articulações de forma perigosa, usar força excessiva em determinadas áreas do corpo ou atitudes antidesportivas, podem resultar em penalidades, como a perda de pontos ou desqualificação.

  5. Árbitro: Um árbitro supervisiona a luta, aplicando as regras e garantindo a segurança dos competidores. O árbitro é responsável por iniciar e encerrar os rounds, além de tomar decisões durante a luta em caso de infrações ou situações ambíguas.

O entendimento dessas regras é essencial para os atletas competirem com justiça e segurança. No nosso site, abordamos detalhadamente cada aspecto das regras do wrestling, acesse em: 


Regras e Regulamentos

ENCONTRE UM LOCAL
PARA TREINAR

conheça as regras

Acontece nas federações

Confederação Filiada

APOIO

Atendimento
+55 (21) 3254-4729
9h às 15h de seg. a sex.
contato@cbw.org.br

Endereço
Avenida Presidente Backer,
S/N, Sala 119,
Icaraí - Niterói,
Rio de Janeiro
CEP: 24220-045

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.