História


A Confederação Brasileira de Wrestling é a entidade responsável pelo Wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre e feminina. Além de gerir também o Beach Wrestling ou Wrestling de praia, esporte não olímpico.  É também a mais jovem confederação entre as que dirigem modalidades olímpicas no país nos jogos de verão, com apenas 29 anos de existência.

 

Em 1979, o Wrestling era apenas um setor dentro da Confederação Brasileira de Pugilismo. A autonomia só foi conquistada em 1988, ano em que foi criada a Confederação Brasileira de Lutas Associadas, e que marca a primeira participação do Wrestling brasileiro nos Jogos Olímpicos, na edição de Seul, com Floriano Spiess no estilo greco-romano e com Roberto Leitão no estilo livre.  Roberto Leitão ainda representaria o país nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 se tornando o único atleta masculino a participar de dois Jogos.

 

O ano de 1999 foi marcado por divergência na gestão da modalidade. Os dissidentes liderados por  Pedro Ernesto Prado Ferreira da Gama criaram a Confederação Brasileira de Luta Olímpica Amadora. Um ano depois, em 18 de abril de 2000, finalmente foi criada a Confederação Brasileira de Lutas Associadas, nome alterado em 2015, em virtude da mudança adotada pela entidade que rege o esporte mundialmente, a outrora Federação Internacional de Lutas Associadas e agora United World Wrestling.

A mudança de gestão iniciada em 2000 resultou na volta brasileira a uma edição de Jogos Olímpicos. Antoine Jaoude representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e desde então o país conseguiu se classificar para todas as edições dos Jogos Olímpicos, com  Rosângela Conceição, em Pequim 2008, Joice Silva em Londres 2012 e uma delegação recorde nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016 com cinco atletas: Eduard Soghomonyan, Joice Silva, Lais Nunes, Aline Silva e Gilda Oliveira. Para a edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020/2021 já estão classificados os atletas  Eduard Soghomonyan, Lais Nunes e Aline Silva. 

 

 

A Confederação Brasileira de Wrestling está localizada na Avenida Presidente Backer s/n – Salas 120, 121 e 146 - CEP 24220-055 – Icaraí – Niterói/RJ

 

Gestão atual:


Presidente: Flavio Cabral Neves
Primeiro Vice-Presidente: Waldeci Silva de Sousa
Segundo Vice-Presidente: Aline da Silva Ferreira

ENCONTRE UM LOCAL
PARA TREINAR

conheça as regras

Acontece nas federações

Confederação Filiada

APOIO

Atendimento
+55 (21) 3254-4729
9h às 15h de seg. a sex.
contato@cbw.org.br

Endereço
Avenida Presidente Backer,
S/N, Sala 119,
Icaraí - Niterói,
Rio de Janeiro
CEP: 24220-045

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.