Estilo Livre Feminino - CBW

Luta Olímpica nos Jogos Olímpicos

A Luta Olímpica ou Olympic Wrestling é disputada desde o ano 704 a.C. nos Jogos Olímpicos da Antiguidade e ao lado da maratona possui o posto de esporte mais antigo da humanidade. Nos Jogos Olímpicos da era moderna estreou em 1894 e figura em todas as edições dos Jogos desde 1904. A Luta Olímpica atualmente é dividida em três estilos: Greco-romano, Livre masculino e Luta feminina. Os três estão presentes no cronograma olímpico com seis categorias de peso cada. No total serão distribuídas 72 medalhas na edição dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Cada estilo possui ainda duas categorias não olímpicas.

Objetivo

O objetivo é comum aos três estilos, imobilizar o oponente com as costas para o solo, o chamado encostamento. Esta ação encerra imediatamente a luta. Outras palavras como Touché e Pin também são utilizadas para denominar o golpe. Caso nenhum dos dois atletas consiga executar o golpe que encerra a luta, a decisão será feita de acordo com a pontuação acumulada ao longo dos dois rounds de três minutos.

Luta Livre Feminina

A luta feminina é equivalente ao estilo livre masculino. Logo, o uso das pernas para defender e atacar é permitido. É a única categoria disputada pelas mulheres e entrou no cronograma olímpico na edição de 2004, em Atenas.  As categorias olímpicas são 48Kg, 53Kg, 58Kg, 63Kg, 69Kg e 75Kg. As categorias não olímpicas são 55Kg e 60Kg.

feminino